sexta-feira, 22 de março de 2019

Saúde de Limoeiro promove Ação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Imagem | Reprodução Internet
A secretaria de Saúde de Limoeiro realizará, nesta segunda-feira (25), ações em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A partir das 8h, na Praça da Bandeira, no Centro, serão ofertados serviços e informações sobre a doença. De acordo com a secretaria, haverá coleta de BK (exame de escarro), detecção de pacientes sintomáticos respiratórios, aferição de pressão arterial e HGT (glicemia) e palestras com profissionais sobre o tema. Orientações de combate à tuberculose também serão repassadas aos moradores que passarem pela principal praça da cidade. As pessoas que participarem das atividades devem apresentar um documento com foto e o cartão do SUS.

Saiba Mais – De acordo com informações do médico Drauzio Varela, a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que pode ser fatal e que progride silenciosamente. Quando uma pessoa infectada tosse, elimina gotículas que contêm o bacilo de Koch, um micro-organismo minúsculo que, apesar do tamanho, pode ser visto no microscópio comum. Aspirado pelas pessoas que estão por perto, ele passa pela traqueia e se distribui pelos pulmões, localizando-se preferencialmente no ápice, isto é, na parte de cima desse órgão.

Se os mecanismos de defesa do organismo estiverem perfeitos, a reação inflamatória provocada pelo bacilo será debelada, muitas vezes sem o paciente dar-se conta do que aconteceu. Caso contrário, num período de tempo que varia e que pode alcançar até um ano, o paciente desenvolverá um quadro de fraqueza progressiva, febrícula vespertina, perda de peso e de apetite, sudorese noturna e tosse produtiva. Sem tratamento, a tuberculose pode ser fatal.