sábado, 24 de novembro de 2018

Limoeiro será contemplado com 42 cisternas calçadão via CODESUL

Imagem | Reprodução Internet
Através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CODESUL), o município de Limoeiro será contemplado com 42 cisternas tipo calçadão. Os reservatórios de água serão construídos em propriedades rurais selecionadas através de mapeamento socioeconômico. As famílias de baixa renda e inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal são prioritárias. De acordo com o presidente do CODESUL, Eraldo Cardoso, as regiões mais secas do município também integram a lista de prioridades.

As cisternas são oriundas de um projeto realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Ecológico Sábia com captação de recursos junto ao Governo do Estado. As famílias beneficiadas serão capacitadas durante cinco dias por agentes sociais – quando receberão orientações quanto ao uso correto das cisternas – que devem ser acionadas na chamada “segunda água da chuva”. A primeira reunião com os beneficiários acontecerá na próxima quarta-feira (28), no Centro de Assistência à Mulher (CAM). O segundo encontro está agendado para o dia 5 de dezembro.

A construção das cisternas será em duas etapas. Neste primeiro momento serão construídas 21 unidades. Segundo Eraldo, são aproximadamente quatro dias para que o reservatório fique pronto. O Conselho Sabiá envia uma equipe de pedreiros, enquanto a família beneficiada entra com a contrapartida de três ajudantes. As famílias ainda recebem uma cesta básica em torno de R$ 250 e um kit agrícola no valor de R$ 1,5 mil. “Esse kit deve ser investido, por exemplo, na construção de um galinheiro, de um aprisco, de um criatório, vai depender da atividade do agricultor”, comentou o presidente do CODESUL.

Cisternas Calçadão – A água é utilizada para produção de alimentos. A cisterna, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água, é feita de placas de alvenaria e conta com uma calçada de 200 m², para a captação da água das chuvas.