quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Cartório Eleitoral de Limoeiro convoca mesários para treinamento


Nos preparativos para as Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciará os treinamentos dos mesários convocados para o pleito deste ano. Milhares de pernambucanos receberam as cartas convocatórias para contribuir com o processo eleitoral. No município de Limoeiro, a 24ª Zona Eleitoral (ZE) iniciará os treinamentos na próxima segunda-feira (10). De acordo com o Cartório Eleitoral, os dias e horários das turmas estão nas cartas convocatórias recebidas. Será uma semana inteira de preparação. O treinamento acontecerá no Fórum Eleitoral de Limoeiro, localizado na Rua Taquaritinga do Norte, no Bairro do Mutirão (ao lado da Academia da Cidade). Em caso de dúvida, os convocados devem ligar para o cartório através dos números (81) 3628 9702 ou 3194 9024.

Saiba Mais – O mesário é o cidadão que compõe as mesas receptoras de votos e de justificativas, participando da fiscalização no dia das eleições. É ele que recebe os eleitores, coleta as assinaturas ou as impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda na logística da votação. O trabalho dos mesários permite que a votação seja conduzida com tranquilidade. O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Caso o mesário não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa. Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer em data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias. Caso contrário, o mesário ficará sujeito ao pagamento de multa. (Com informações do www.tse.jus.br)