Nesta segunda-feira (19), a
Prefeitura Municipal de João Alfredo (PMJA), por meio da Secretaria de Saúde,
empossou dez Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados através de seleção
pública realizada no ano anterior. O resultado final havia sido homologado no
dia 29 de dezembro de 2017, conforme previsto em edital. Os agentes vão atuar
nas áreas (urbanas e rurais) atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“São novos servidores que chegam para somar com a equipe da secretaria. O
trabalho do agente de saúde é indispensável e muito importante na prevenção de
doenças. Estamos otimistas para um trabalho de qualidade”, comentou a
secretária da pasta, Márcia Almeida. Após a posse, na Secretaria de
Administração, os novos ACS participaram de um introdutório com a equipe da
Atenção Básica.
Saiba Mais – A organização dos agentes comunitários de saúde
proporcionou a edição do Decreto Federal de no 3.189/99, que fixa as diretrizes
para o exercício de suas atividades e, posteriormente a profissão de ACS foi
criada pela Lei nº 10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício
como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde e sob a supervisão do
gestor local em saúde. O profissional Agente Comunitário de Saúde realiza
atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações
educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em
conformidade com os princípios e diretrizes do SUS; estende, também, o acesso
da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de
proteção da cidadania.