quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Machados e Bom Jardim recebem alerta sobre segurança e serviços públicos no carnaval

As autoridades públicas de Bom Jardim e Machados, municípios do Agreste, receberam o alerta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre a necessidade de reforço na segurança e nos serviços públicos de saúde e de proteção à criança e ao adolescente durante o Carnaval e a festa de São Sebastião. O promotor de Justiça Quintino Muniz solicitou, através de recomendação, medidas preventivas das prefeituras, Polícia Militar, Conselhos Tutelares e dirigentes dos blocos carnavalescos.

Entre as indicações estão o reforço de pessoal no hospital municipal e no número de policiais, intensificação na fiscalização o combate à venda de bebidas alcoólicas e exploração sexual de crianças e aos adolescentes, além de campanhas para evitar a prática do “mela-mela”.

O promotor também lembrou os perigos presentes nos parques de diversões e trios elétricos. Por isso, recomendou que a prefeitura cobre o certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros de regularidade na manutenção dos brinquedos e veículos. Para intensificar a segurança nos locais de festa, além da presenta da Polícia Militar, Muniz indicou que a administração municipal contrate serviços de segurança privada e reforme, em caráter emergencial, a cela da delegacia local. Outra função da prefeitura é fiscalizar a qualidade dos alimentos comercializados através da Vigilância Sanitária.

Como os alguns foliões das cidades costumam realizar o mela-mela, fato que gerou reclamações de perturbação da tranquilidade nas Promotorias de Justiça em carnavais anteriores, a recomendação indica que a Polícia Militar repreenda a prática. A polícia também deve elaborar um plano de segurança para as festas, orientando a atuação da segurança privada.

Coube aos Conselhos Tutelares das duas cidades fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas e exploração sexual de crianças e adolescentes. Os dirigentes dos blocos também podem auxiliar no combate à comercialização de bebidas à crianças e adolescentes, fiscalizando os foliões.

Gerência de Jornalismo | MPPE