sexta-feira, 22 de março de 2019

Câmaras de Vereadores tentarão "salvar" Hospital Regional de Limoeiro


Com demanda de 20 municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional, o Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), no município de Limoeiro, será pauta de reivindicação dos poderes legislativos que integram a área de cobertura da II Gerência Regional de Saúde (GERES). De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa do Carro, Sérgio Vasconcelos, as casas legislativas precisam unir força para cobrar melhorias e "socorrer" a unidade hospitalar.

"A vereador Márcia propôs a presidência que articulasse com o presidentes de câmaras das vinte cidades que são atendidas pelo José Fernandes Salsa, e aí vamos entrar em contato, para que possamos fazer uma reunião e marcar uma audiência com o governador, para ver se a gente salva o Fernandes Salsa. É um hospital regional, hospital importante que socorre as vinte cidade, mas que está passando por um momento difícil", disse o vereador em entrevista concedida ao Giro Mata Norte. 

Para Vasconcelos, os presidentes das câmaras serão solícitos e entenderão a necessidade da união de forças políticas. O chefe do Legislativo de Lagoa do Carro acredita que o governador não apresentará restrição. "Temos acompanhado o sofrimento da população e estamos vendo que essa situação está protelando demais. Queremos fazer um movimento legislativo nas regiões da Mata Norte e Agreste Setentrional", adiantou.

Para formar a comitiva, o parlamentar pensa em seguir um passo a passo. "Vamos entrar em contato com os presidentes, escolher uma câmara dentre as vinte cidades para fazer uma grande reunião, definir qual será a pauta e tentar marcar uma audiência com o governador Paulo Câmara. Acredito que o governador não deixará de atender vinte presidentes de câmaras", elencou Sérgio. 

Dificuldade O Hospital Regional José Fernandes Salsa (Limoeiro) recebe o valor de custeio de R$ 220 mil. A competência de setembro foi repassada no mês de dezembro de 2018. Os atrasos são constantes e foram informados ao novo secretário estadual de Saúde, André Longo. De acordo com o secretário de Saúde de Paudalho e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS PE), Orlando Jorge, “faltam medicamentos, insumos, material de limpeza, entre outras necessidades básicas”. Atualmente, os municípios da região enviam medicamentos, ambulâncias e materiais de consumo hospitalar para o Regional de Limoeiro, tendo em vista a escassez que a unidade vem apresentando.