Por meio de Projeto de Resolução apresentado pelo deputado estadual Henrique Filho (PP) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e aprovado por unanimidade, a Festa e a Procissão de São Sebastião de Limoeiro obtiveram o registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A entrega da placa, que será fixada na Paróquia de São Sebastião, ocorreu nesse domingo (25), data em que milhares de fieis se reuniram e caminharam pelas ruas da cidade, acompanhando a Procissão da Imagem. O momento marcou 135 anos de fé e tradição no município.
A entrega foi feita pelo deputado ao Padre e Administrador Paroquial, José Ícaro. Copadroeiro, São Sebastião está muito presente na comunidade católica. No mês de janeiro, a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (Paróquia Mãe), celebra o novenário em homenagem ao Santo protetor da peste, da fome e da guerra. Paralelo, a Paróquia de São Sebastião vivencia o trezenário. As duas se encontram na Procissão da Imagem, momento que é considerado pela Diocese de Nazaré um dos maiores eventos de fé e tradição da região.
"É mais uma forma de valorizar e deixar ainda mais imortal essa tão importante e grandiosa festa em Limoeiro. São 135 anos de tradição e Limoeiro toma as ruas com gesto de fé a São Sebastião. Este ano, para mim, com sabor especial e com sentimento mais diferente por ter apresentado na Assembleia a Resolução (de número 2.099) que reconheceu a Festa e a Procissão de São Sebastião de Limoeiro como Patrimônio Imaterial e Cultural de Pernambuco. Isso valoriza as tradições e festas de fé cristã", ressaltou Henrique durante a procissão.
Henrique Filho também relembrou que esse reconhecimento estadual faz parte da história da família dele, tendo em vista o pai do parlamentar, Henrique Queiroz, ser do Bairro do Alto de São Sebastião, onde está instalada a Paróquia. "O Projeto de Resolução foi aprovado em agosto de 2025 e a gente comemora hoje a sua primeira festa após a aprovação. Trabalho bastante por Limoeiro. Busco sempre mais investimentos para que a gente possa dar ao nosso povo a possibilidade de ter um futuro melhor e de mais oportunidades", finalizou o deputado.
