sábado, 31 de janeiro de 2026

Paralisada há mais de 10 anos, Estado anuncia nova licitação para obra da PE-86

Obra iniciada em janeiro de 2012

O Governo do Estado publicou o aviso de licitação para contratação de empresa de engenharia para executar a obra de asfaltamento da Rodovia PE-86, que liga os municípios de Machados e Orobó. De acordo com a publicação, a obra contemplará 13,06km de extensão, com valor máximo estimado de R$ 31.750.972,66. A disputa entre as empresas começará em 26 de fevereiro de 2026. A obra é uma antiga reivindicação da população, sendo uma importante via de escoamento de produções agrícolas, inclusive, para demandas da Paraíba.


Conforme levantamento realizado pelo Blog do Agreste, essa obra da PE-86 chegou a ser iniciada com a compactação da estrada de terra e a indenização dos lotes que foram adquiridos pelo governo estadual. Tudo isso em janeiro de 2012, na gestão do então governador Eduardo Campos (em memória). Naquela ocasião, as máquinas começaram a ser operadas, uma placa com as informações da execução foi instalada no local, mas logo em seguida a obra parou - passando a ser alvo de reclamações e reinvidicações constantes. 


Em dezembro de 2021, o então governador Paulo Câmara cumpriu agenda no Agreste Setentrional e assinou a autorização para licitar a elaboração do projeto do asfaltamento da PE-86, porém, sem avanço nas etapas seguintes. Em setembro de 2022, o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Orobó, sob a coordenação do promotor Tiago Meira, instaurou Ação Civil Pública contra o Governo do Estado e contra o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) em decorrência do abandono da obra, seguindo sem avanços na gestão do PSB.