quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Após obra de cobertura, feirantes retornam ao "Pátio do Mangaio" em Limoeiro

Foto | Wilker Mattos - PML

Em Limoeiro, os feirantes de frutas e verduras estão retornando ao Pátio do Mangaio, no centro da cidade, após a obra de cobertura do espaço e padronização dos bancos. A ação, coordenada pela Prefeitura, começou nessa segunda (5). Antes, eles estavam ocupando parte da Avenida Ernesto Cavalcanti, que, com a realocação, volta a ser liberada para o tráfego de veículos. "Com essa grande obra, vamos proporcionar mais segurança, conforto e dignidade para trabalhadores e fregueses", disse a gestão municipal em comunicado enviado à Imprensa.


A ordem de serviço para a obra de cobertura do pátio foi dada em abril de 2024, orçada em R$ 921 mil e prazo de execução de 180 dias (6 meses). Contudo, levou 20 meses para ser entregue - gerando, em alguns momentos, cobranças da oposição e de comerciantes da área por conta da demora que gerou transtornos. A gestão havia planejado o retorno dos feirantes para o começo de dezembro de 2025, mas os próprios pediram que fosse adiado para janeiro, visando a maior movimentação de fim de ano e o conhecimento da localização deles por parte dos clientes.


Até então, o pátio não contava com área coberta, sendo os bancos protegidos de sol e chuva apenas pelas lonas individuais. Dentro do projeto, também esteve a instalação de bancos padronizados e o reordenamento da feira. A estrutura permitirá a comercialização noturna. Segundo a Prefeitura, os recursos para a execução da obra foram de parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, através de emenda parlamentar indicada pelo então deputado federal Ricardo Teobaldo, e mais contrapartida do Governo Municipal.