quarta-feira, 23 de julho de 2025

As articulações e os contatos de Elis que contemplam Machados


Nos municípios do Interior, principalmente, a atuação do(a) vereador(a) vai além do legislar. Paralelo ao social, que é quase "regra", alguns parlamentares se destacam pelo perfil articulador. E ter acesso aos gabinetes de Brasília pode ser um diferencial aos olhos do eleitor e da classe política. Conversando com dois observadores da cena regional, obtive a informação de que a vereadora Elis Cunha (PSB), a mais votada de Machados, tem conseguido viabilizar recursos em diferentes portas do Senado. Ou melhor, em todas que representam PE.


A pauta dela fez a bancada pernambucana estar próxima e atuante na Terra da Banana. Mas como foi possível? Pergunta mais natural. Os recursos indicados por Fernando Dueire (MDB) foram reflexo da chegada do deputado estadual Jarbas Filho (MDB) ao município. Ele hoje é o representante do grupo governista na Alepe e aliado de primeira hora de Dueire. Jarbas chegou ao município numa articulação de Elis. Com isso, o senador destinou emendas para as áreas da saúde e infraestrutura, além de garantir recursos para construção de muro de arrimo.


Já Teresa Leitão (PT), que mesmo não tendo o apoio do prefeito Juarez da Banana (PSD), "abraçou" a gestão por causa da aproximação de Elis. Inclusive, esteve pessoalmente em Machados, antes da eleição de 2024, para dizer que a vereadora seria a candidata dela na busca pela reeleição. E a "profecia" se confirmou. Leitão já cumpriu agenda na cidade para a entrega de veículos para Secretaria de Assistência Social e canalizou recursos federais para aplicação na rotina do hospital e para pavimentação de quatro ruas. 


No caso do senador Humberto Costa (PT), os laços foram fortalecidos com Machados devido a aproximação de Elis com ele e o PT. Recentemente, Costa passou pelo município numa celebração junina e abriu espaço na agenda para visitar um grupo de costureiras ligado à vereadora. Lá, anunciou a destinação de recursos para aquisição de máquinas de costura. Confirmou recursos da ordem de R$ 1 milhão para infraestrutura e maquinários, além de recursos para construção da base do SAMU. Elis senta numa cadeira legislativa, mas com movimentos de executivo.