Um Mandato de Segurança foi protocolado na Justiça pedindo a suspensão da chapa vencedora da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cumaru para o biênio 2025-2026. A solicitação tem como base um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que garante apenas uma recondução sucessiva ao mesmo cargo na Mesa, independentemente da legislatura. No caso de Cumaru, o atual presidente, Antônio Américo (PSB), está no quinto mandato consecutivo. Canízio Gonçalves e Gilvan da Malhadinha (ambos PSB) completam a Mesa.
No documento, de autoria do vereador Josivaldo Francisco (Val da Internet - PSD), pede-se de forma liminar a suspensão da posse da Chapa 01, com o afastamento imediato de seus membros das funções, determinando-se a imediata posse dos componentes da Chapa 02 na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cumaru, para o biênio 2025/2026". Na ocasião, a Chapa 02 foi formada por: Val da Internet (presidente), Professor André (PSD - primeiro secretário) e João Arruda (PP - segundo secretário), a qual obteve 5 votos. A vencedora nesse pleito conseguiu 6 votos.
Ainda na solicitação, a representação jurídica de Val diz que "não houve observância da representação proporcional dos parlamentares dos partidos que atuam na Câmara para fazer parte da Mesa Diretora, conforme prevê os Regimentos Internos de diversas Casas Legislativas, especialmente do Senado Federal; da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco". Conforme apurado pelo Blog do Agreste, os componentes da Mesa Diretora já foram notificados, com prazo de 10 dias para prestar as informações solicitadas pela Justiça.