segunda-feira, 7 de abril de 2025

Elis Cunha: votação e articulação que impulsionam uma nova liderança em Machados


Alcançando a maior votação da história política para o cargo de vereadora de Machados na eleição de 2024, Elis Cunha (PSB) assumiu o protagonismo político no município. Por natureza, surgiu uma nova liderança. E isso numa eleição sem contar com o apoio do Executivo Municipal - apesar de estar na base - o que lhe garantem respaldo e independência ainda maiores. Logo depois, Elis mostrou capacidade de articulação, quando assumiu o papel de líder na eleição para a Mesa Diretora da Câmara. No dito popular, deu "nó em pingo d'água".


Mesmo alguns atores políticos com maior tempo no meio não querendo enxergar, ela já apresentou o cartão de visita com propriedade. A vereadora, que está no segundo mandato, soube dar um passo atrás na hora que retirou a candidatura à presidência, mas deu muitos à frente quando articulou um novo nome para a cabeça da chapa e, com ela secretária, venceu o grupo apoiado pelo prefeito Juarez Rodrigues e pelo vice Silvinho da Banana. Foi um "xeque-mate" com todas as digitais de Elis Cunha. A vitória de João Morais pode colocar na conta dela.


Os reflexos desses movimentos sinalizam para voos maiores. E os convites vão surgindo. Contudo, é preciso entender que Elis ainda não teria um grupo para chamar de seu. Mas ela tem algo que muitos correm atrás e não conseguem: a manifestação popular favorável. Não falo apenas do voto. Falo da reação do povo. Ela se posiciona com clareza, não abre mão de cumprir acordos, não foge das responsabilidades e tem livre acesso aos políticos das esferas estadual e federal. Com esse perfil, vai ser um nome bem posicionado para os futuros pleitos.