Nas últimas décadas, muito tem se falado sobre a participação feminina na política brasileira. Apesar de alguns espaços preenchidos por elas, no contexto geral, os homens predominam com larga vantagem nos mandatos, mesmo as mulheres, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo maioria no eleitorado nacional. Essa lacuna também foi um dos motivos para que Isabelle Brito (PODE) concorresse ao cargo de vereadora pelo município de Orobó na eleição de 2024, conquistando uma cadeira e sendo a terceira mais votada no geral, com quase mil votos.
Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, Isabelle, que também atua como vice-presidente da Frente Jovem Parlamentar de Pernambuco (FJP-PE), ressaltou a necessidade do cuidar e acolher as mulheres: "Cuido, acolho e luto pelas mulheres todos os dias — na saúde, na política e na vida. Nossa força merece reconhecimento e respeito sempre”. Enfermeira de formação, doutoranda em saúde pública, atuando como servidora efetiva da Atenção Básica de Orobó, além de professora de cursos técnico e superior, ela se coloca como uma defensora do SUS.
Dividindo o tempo entre família, enfermagem e legislatura, Isabelle enalteceu a coragem das mulheres que lutam diariamente, seja no cuidado com a casa, na educação dos filhos, no companheirismo do lar, na dedicação profissional ou na construção de uma sociedade melhor. "Tenho pautado já neste início de mandato ações, projetos e leis que contemplem as mulheres oroboenses. Esse cuidado, essa proteção e esse acolhimento devem ser o tempo todo. Hoje, a data tem um simbolismo, mas é preciso ter o oito de março dentro de nós o ano todo", finalizou.