Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura
Amupe - Tem sido muito comum ouvir de prefeitos que o ideal para eleição da presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) é o consenso, ou seja, evitar o popular "bate-chapa". Até aí, tudo normal, pois é a opinião, e isso deve ser respeitado sempre. Mas quando parte para criticar ou diminuir a pluralidade de candidaturas, acaba sendo uma pedrada na democracia. Se não é para ter disputa (eleição), muda o estatuto e coloca a diretoria apenas por indicação.
Limoeiro - O vereador Fagner Russo (PSB) é entusiasta da possível candidatura da prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (UB), ao cargo de deputada estadual em 2026. O socialista, que recepcionou e caminhou com ela na procissão de São Sebastião, confirmou, em contato com o Blog, apoio ao nome dela numa futura disputa proporcional. Recentemente, Juliana, mesmo com menos de um mês da segunda gestão, utilizou as redes sociais para anunciar a chegada de políticos ao grupo que o marido dela e prefeito de Surubim, Chaparral (UB), vem montando no Estado.
Vitória - O prefeito Paulo Roberto (MDB) fez a entrega da escritura do terreno para ampliação da empresa Neoclor. Prometeu e cumpriu! Quando o gesto é concretizado no setor empresarial, o saldo é a geração de mais oportunidades de emprego, Por tabela, isso reflete em pontos positivos na avaliação administrativa e política do gestor. A Neoclor atua no segmento de produtos de purificação de água e vai dobrar a produção, que hoje ocupa a segunda colocação no Estado. A empresa também prometeu dobrar a quantidade de empregos.
PE - As recentes nomeações de ex-prefeitos e ex-vereadores para cargos de assessoria especial no Governo do Estado gerou um "mar" de comentários negativos contra a governadora Raquel Lyra (PSDB), tendo em vista ter um único objetivo: manter aliados no grupo político para as eleições de 26. Com o gesto, a tucana sinaliza que partiu para o jogo político, com velhos hábitos também. Agora o que não cola é a oposição ligada ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), querer criticar. O mesmo "modus operandi" ele adotou na gestão da capital.
Agreste - A comissão da eleição para presidência do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape) registrou apenas uma chapa, essa encabeçada pelo prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB), que visa a reeleição. O prazo de inscrições terminou nessa sexta (31). O prefeito de Surubim, Cléber Chaparral (UB), iniciou movimentos, mas não conseguiu apoio necessário para montar a chapa, com 13 consorciados, dos 34 atuais. Em 24, Josafá foi reeleito com maior percentual do Estado: 91,14%.