Chegamos a mais uma quarta-feira, meu povo. É dia do semanal “Política no Cardápio”, um prato recheado e bem temperado de informações políticas. Bom apetite e boa leitura.
Mudança - A indicação da deputada estadual Socorro Pimentel (UB) para líder do Governo Raquel Lyra na Alepe representa "sangue novo" na defesa da atual gestão. A médica substitui Isaías Régis (PSDB), que notoriamente não estava alinhado da cabeça aos pés. A escolha de Socorro também representa uma maior reaproximação do União Brasil com Raquel. O partido apoiou a tucana no segundo turno, mas a ala da família Coelho, insatisfeita com a falta de espaço, migrou para João Campos (PSB). São os movimentos do xadrez político.
Subiu o tom - Líder da oposição na Alepe, o deputado Diogo Moraes (PSB) foi enfático na abertura dos trabalhos ao cobrar, diretamente à governadora Raquel Lyra (PSDB), resoluções para prioridades do Estado. No discurso, avaliou que o governo falhou no diálogo com diversos setores e pontuou, citando episódios, recentes gargalos na Educação e na Segurança. Fez o papel dele. Porém, há pouco mais de 2 anos, PE também vivenciou caos e inoperância num governo que ele faz parte: PSB. Diogo também era deputado, mas silenciava.
Feira Nova - Com o passar dos dias, o prefeito Joel Gonzaga (PSD) vai acomodando suplentes de vereador, com votação considerável, no primeiro e no segundo escalão. Túlio Enfermeiro (PODE), que obteve 598 votos, e o ex-vereador Mancha (PSD), que atingiu 410, são exemplos. O primeiro, assumiu a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, enquanto o segundo, a Diretoria de Transportes. Gonzaga, apesar de estar no primeiro mandato de prefeito, foi vereador 4 vezes. Ele sabe que é um olho na gestão e o outro na política.
Bom Jardim - O ex-prefeito Miguel Barbosa e a esposa dele, ex-vice-prefeita Vânia de Miguel, ambos PP, já bateram o martelo sobre apoiar a futura candidatura à reeleição do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP). Uma fonte ligada ao parlamentar assim confirmou ao Blog. Atualmente, eles representam uma das vias de oposição na cidade. Inclusive, Vânia foi a candidata a prefeita em 24, chegando a 9.949 votos (42,14%). O tamanho de Henrique nas urnas de BJ em 26 será um norteador para o casal pensar mais à frente.
Segurança - Após o caso da técnica de enfermagem ameaçada, agredida e ensanguentada durante o trabalho em um hospital do Cabo, caso que está sendo investigado pela polícia, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) notificou a governadora e todos os prefeitos pernambucanos para a responsabilidade de garantir a segurança dos profissionais nos ambientes de trabalho. Esse episódio foi a pauta dele na abertura do ano legislativo. Júnior, que é enfermeiro de formação, segue levantando a bandeira da classe, que nas urnas tem correspondido.