Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia da volta do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
João Alfredo - A nova gestão do prefeito Zé Martins (PSB) criou 5 secretarias. A Reforma Administrativa foi aprovada na Câmara, com as seguintes pastas: Transporte, Assuntos Jurídicos, Urbanismo, Cultura e Juventude. Dos 11 vereadores, apenas 2 contrários: Erivaldo Vieira (PODE) e Júlio de Oim (PODE), ambos oposição. Toda bancada governista presente votou favorável. Com isso, o município passa a 17 secretarias, além de Procuradoria e Gabinete, que têm status de secretário. Agora são 19 no primeiro escalão. Necessário mesmo?
Vicência - Encerrado o segundo mandato de prefeito, Guiga Nunes (PSDB) tem planos para seguir na política. Funcionário de carreira da Justiça Federal, ele não oficializou o caminho que vai trilhar. Recentemente, publicou um resumo da carreira profissional e política, deixando a certeza de que voltará nos "próximos dias". Ele tem parceria com o deputado estadual Antônio Moraes (PP). Militou com o ex-deputado federal Daniel Coelho (PSD). Para 2026, muitos já garantem Guiga na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Limoeiro - Com votações expressivas para a estrutura que teve nas eleições de 20 e 22, o ex-vice-prefeito Marcelo Motta (Avante) não passou de mil votos para vereador em 24. Esse número final é o que fica na cabeça do eleitor. Ele saiu do papel de principal nome da oposição, até então, para apoiar o prefeito Orlando Jorge (PODE) ainda no primeiro mandato, gerando reações diversas. Nem todos o seguiram. Não foi o vice como cogitado. E o último resultado nas urnas força Motta a refletir sobre recomeço político. Ou seguirá apenas nos bastidores?
Aliança - Iniciando o primeiro mandato, o prefeito Pedro Freitas (PP) estabeleceu que todos os veículos oficiais da gestão sejam adesivados com símbolos da cultura aliancense. O primeiro traz a imagem do Mestre Grimário, um dos principais líderes do Cavalo-Marinho. Segundo Freitas, todos os veículos farão a publicidade dos valores culturais do município. Ele adiantou que terá Boi, Maracatu e outros nomes que são referência na cultural local e regional. Mídia boa, barata e de grande potencial para a sua gente. Acertou!
Recife - As aprovações e a pancada de votos em 24 garantem ao prefeito João Campos (PSB), naturalmente, ser o nome do partido para disputar o Governo de Pernambuco na eleição de 26. Além de acertos pontuais, João soube aplicar os muitos milhões do dinheiro público em publicidade. A propaganda da prefeitura é a dele também. Mas, apesar de o nome ser leve, quando o eleitor lembra das gestões PSB no Estado a um receio imediato. Isso vai dar trabalho apagar. Prova maior foi a quarta colocação de Danilo Cabral, candidato da bandeira socialista em 22.