O prefeito de Orobó, Biu Abreu (UB), instituiu, por meio de Portaria, o Comitê Intersetorial Municipal para a Alfabetização (CIMA). De acordo com o gestor, a iniciativa visa discutir, planejar e implementar ações conjuntas, visando garantir o sucesso na alfabetização dos alunos da Rede Municipal. O CIMA é composto por representantes das Secretarias de Educação, de Administração, de Saúde e de Assistência Social. Na portaria, Abreu considerou a necessidade de uma ação conjunta entre as pastas municipais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A presidência do Comitê está a cargo da professora alfabetizadora Maria Daiana, eleita pelos integrantes do CIMA. Além de educadores, no grupo há psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeira, agente de saúde, técnicos em orçamento e planejamento e conselheiro tutelar. Entre as principais atribuições deles, estão: Realizar um diagnóstico da situação da alfabetização no município, identificando os principais desafios e necessidades; e elaborar um plano de ação com metas, indicadores e estratégias para melhorar os índices de alfabetização.
O CIMA também deve "estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos e ações e acompanhar a execução do plano de ação e avaliar os resultados obtidos, assim como divulgar as ações do comitê para a comunidade escolar e a sociedade em geral". O mandato dos membros terá duração de dois anos, permitida única recondução por igual período. Conforme levantamento do Blog do Agreste, a Portaria 622 foi publicada no Diário Oficial nessa sexta (13), mas com efeitos retroativos a primeiro de agosto deste ano.