Avaliando a própria campanha como modesta e sem alarde, Maciel Santos (PT) obteve 521 votos e conseguiu ser eleito vereador de Bom Jardim. O servidor público estadual, que também preside a legenda no município, disse, durante entrevista concedida ao Blog do Agreste, que "o trabalho realizado cotidianamente rendeu bons frutos e votos, o que foi suficiente para garantir uma vaga na casa Dirceu Borges". Em 2020, tentando o mesmo cargo, Santos ficou na primeira suplência.
Questionado sobre o perfil que adotará como legislador, ele garantiu um mandato de proximidade. "Para o futuro, o objetivo é fazer um trabalho perto do povo, fazendo jus a máxima de que o vereador é o político mais próximo da população. Pautaremos todas nossas ações baseadas em escutas junto à população, buscando, assim, debater e solucionar os problemas, articular recursos e assim garantir que Bom Jardim se torne uma cidade ainda melhor para se viver", pontuou.
Maciel Santos, assim como a base do PT de Bom Jardim, integra o grupo de apoio ao prefeito reeleito Janjão (União). O novo vereador também tem forte ligação política com o deputado federal Carlos Veras (PT), além de outros nomes do partido a nível nacional, o que, para um observador político bonjardinense, tem tudo para ser uma ponte de ligação direta com a capital federal, tanto para recursos financeiros como para programas e políticas públicas.