sábado, 30 de março de 2024

Sábado é dia de Politicafé, sua dose de informação política


Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
 

Machados - Esta semana, o pré-candidato a prefeito pelo campo das oposições, Gustavo Plácido (sem partido), recebeu a adesão de dois apoiadores. Lá, o clima político é tão efervescente que a chegada deles foi comemorada com fogos de artifício. Os donos de bazar devem estar bem animados, pois o cenário da pré-disputa sinaliza que a cada "pula-pula" queima de fogos vai acontecer. Imagina na campanha. Como diz Jessier Quirino: "Isso é cagado e cuspido paisagem de interior".

Limoeiro - Mesmo revelando ao Blog que recebeu convites dos grupos de situação e oposição para disputar a eleição, detalhando que ainda não havia definição e que tomaria a decisão até o fim deste mês, a servidora do TJPE, Mirella Duarte, está com os dois pés na oposição, que tem o vereador Daniel como pré-candidato a prefeito. As homenagens prestadas a ela, articuladas pelos oposicionistas, comprovam. Só falta Mirella anunciar, publicamente, se aceitou o convite para ser a vice dele.

Bom Jardim - A vice-prefeita Vânia de Miguel seguirá no PP para disputar a prefeitura. O marido dela, ex-prefeito Miguel Barbosa (PP), que foi condenado na Justiça Eleitoral e segue inelegível, tem articulado o projeto. O casal fez a diferença em 2020, quando retirou a candidatura para apoiar Janjão (PL), com Vânia indicada a vice como retribuição, além de Miguel, após a vitória, nomeado secretário. O rompimento veio, e agora eles, na oposição, estão buscando desfazer os elogios que fizeram ao ex-aliado.

Santa Maria do Cambucá - Conforme o Blog havia adiantado semanas antes, o prefeito Nelson Sebastião se filiou ao PSD para tentar a reeleição. O gestor, que deixou o PSB, entra oficialmente para o time de pré-candidatos majoritários da governadora Raquel Lyra (PSDB). A parceria entre eles começou na eleição de 2022, quando, no segundo turno, Nelson declarou apoio à tucana. No primeiro, ele seguiu a orientação do partido e votou com Danilo Cabral (PSB).

Glória do Goitá - Pré-candidato a prefeito, o advogado Jaiminho (MDB) vem focando uma oposição inteligente, detalhando números de recursos recebidos e mostrando questões básicas não realizadas. Ao mesmo tempo, tem feito comparativo com cidades vizinhas e de porte parecido, mas que recebem menos dinheiro, para questionar a gestão da prefeita Adriana Paes (PSD), que está no segundo mandato e apresentou o vereador líder da situação, Rodrigo Martins (PSB), como nome à sucessão. Disputa boa!