sábado, 9 de março de 2024

Sábado é dia de Politicafé, sua dose de informação política


Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
 

Gravatá - Joaquim Neto (PSDB) bateu o martelo da pré-candidatura a prefeito. Até então, especulações giravam em torno do nome dele, inclusive, duvidando que o ex-prefeito disputaria o cargo novamente. Esta semana, ao confirmar o projeto, o tucano disse que a escolha foi uma decisão do grupo que o apoia. Como o prefeito Joselito Gomes (PSB) anunciou a pré-candidatura a reeleição, o cenário para 24 sinaliza que será o mesmo de 2020, porém, com os personagens em posições diferentes.

Passira - Apesar de o prefeito Severino Silvestre (PSD) ter levado diversos adversários para o palanque dele, o que para muitos aumenta o favoritismo, o pré-candidato João Cabeção (PDT) intensificou a pré-campanha e passou a ser alvo de críticas pessoais. Sinal que começou a incomodar, automaticamente, acende o alerta nos corredores da gestão. Pela estrutura e máquina na mão, Silvestre carrega o posto de favorito, mas é inegável que o "fantasma" de 2016 ainda ronda a cabeça dele.

Lagoa de Itaenga - Com o propósito de disputar a prefeitura, Carlinhos do Moinho voltou ao PSB. A última passagem dele pelo partido foi quando esteve prefeito de Carpina. A gestão foi um desastre, inclusive, com operações policiais e mandados de prisão por ilicitudes. Porém, antes, as atuações como prefeito de Itaenga foram positivas, fato que o fez chegar ao comando da vizinha cidade. Moinho tenta dar novos ares ao momento político, mas precisará de cautela por causa do "telhado de vidro".

João Alfredo - O prefeito Zé Martins vai anunciar a nova filiação partidária dele num ato agendado para o dia 25 de março. Ele poderá voltar ao PSB, partido que o expulsou em 2022 por ter declarado apoio a Miguel Coelho (UB) na disputa para governador. Martins também tem diálogo aberto com os "caciques" do Avante, do UB e do MDB, além de conversas agendadas com os do PT, sigla que recentemente declarou apoio à pré-candidatura à reeleição.

Salgadinho - Com 9 mandatos, o vereador Luiz de Lira (MDB) ainda não confirmou se vai para disputa do décimo. Caso não coloque o nome nas urnas, o filho dele, Luiz Antônio (Boy Lira), atual secretário de Produção Rural do município, deverá ser o representante da Família Lira no pleito deste ano. Há eleitores curiosos para saber se será pai ou filho. Boy, que trabalha na política desde cedo ao lado do genitor, já fez parte das gestões de Luís Belo, Adenilson Pereira e agora Zé de Veva.