quarta-feira, 27 de março de 2024

Após expulsão, prefeito de João Alfredo volta para o PSB


O prefeito de João Alfredo, Zé Martins, disputará a reeleição pelo PSB. O grupo político que o acompanha também. Com a decisão, ele volta ao ninho socialista, onde teve longa trajetória de apoios e candidaturas, inclusive a de 2020, quando foi eleito prefeito. O anúncio oficial foi feito nesta terça (26), após um encontro na sede do partido, em Recife, com o presidente estadual da legenda, deputado estadual Sileno Guedes, e com o prefeito do Recife e vice-presidente nacional, João Campos.

O retorno acontece após processo de expulsão do partido sofrido por Zé Martins, em junho de 2022, por contrariar a orientação do diretório estadual no pleito daquele ano. O PSB lançou Danilo Cabral como candidato a governador, mas o prefeito apoiou Miguel Coelho (UB). Na ocasião, o PSB justificou que a determinação se baseou numa resolução que estabeleceu medidas disciplinares a filiados que manifestassem apoio a postulantes não indicados pelo partido. Outros 5 foram expulsos no mesmo processo.

À época, os vereadores do PSB emitiram uma nota em solidariedade. "Sentimos na pele junto ao companheiro Zé Martins a falta de apoio e compromisso do atual governador (Paulo Câmara) com nossa cidade, abandono esse que assola vários pernambucanos em todas as regiões. "É com tristeza que estamos vendo o PSB se tornar um partido que anda em direção contrária ao povo, além de ter atitudes autoritárias e ditatoriais, algo que Arraes e Eduardo não pregavam", dizia trecho da nota.

Desde a expulsão, Martins ficou sem partido. Neste retorno ao PSB, ele tem evitado falar dos conflitos que teve com o partido de origem, focando apenas relembrar os ex-governadores símbolos da sigla, em memória, Miguel Arraes e Eduardo Campos. "Minha trajetória política sempre foi ao lado de Miguel Arraes e Eduardo Campos. A luta deles, sempre foi a minha – pela democracia e pelos avanços sociais", disse o prefeito numa postagem nas redes sociais.

"Nesse momento, não poderia ter outro posicionamento. Vou estar ao lado de quem se preocupa com o povo e defende os ideais de Arraes e Eduardo. Tenho orgulho de ver João Campos escrevendo muito bem sua própria história e sendo avaliado como o melhor prefeito desse país. Reafirmo minha pré-candidatura a reeleição e do meu grupo político pelo PSB. Vamos carregar o legado de Eduardo e não vamos desistir de João Alfredo, nem de Pernambuco e nem do Brasil", reforçou o gestor.

Nas redes sociais, o presidente estadual do PSB, que assinou a decisão de expulsar Zé Martins em 2022, disse: "É um amigo de longas datas e que, em encontro comigo e com o prefeito João Campos, reafirmou seu compromisso de fortalecer o legado do nosso partido em seu município e em Pernambuco. Satisfação tê-lo na nossa caminhada, Zé Martins". De acordo com uma fonte dos corredores socialistas, um ato político será realizado em João Alfredo para lançar a pré-candidatura pelo PSB.