Sábado é dia de "Politicafé", sua dose de informação política


Machados - A votação da prestação de contas de 2015 do ex-prefeito Argemiro Pimentel (REPU), na Câmara de Vereadores, foi um recado ao prefeito Juarez Rodrigues (Avante). Um voto livrou o ex-aliado do atual gestor da rejeição. Como a recomendação do TCE foi para aprovação com ressalvas, apesar de o relatório da Comissão de Finanças ter optado pela rejeição, a situação foi amenizada. Para as contas de 2018, o TCE recomenda rejeição. O posicionamento dos vereadores será o "tira-teima" do grupo do prefeito.

Limoeiro - O ato que marcou a chegada do ex-prefeito Joãozinho à presidência municipal do Solidariedade reuniu vários representantes de partidos do campo das oposições. Existe um diálogo aberto para que as vias oposicionistas se unam em torno de um único nome para prefeito. Contudo, o PL diverge dos grupos de esquerda. A presença do presidente da sigla, Orlando Duarte, no ato, foi um gesto de atenção e consideração ao convite feito por João. O PL tem Duarte como pré-candidato a prefeito.

Orobó - O histórico de conquistas de recursos e de equipamentos do vereador Paulo Brito (MDB) para o município tem o colocado cada vez mais na vitrine política regional. A facilidade em bater na porta dos gabinetes e dialogar com políticos das três esferas ganha visibilidade dentro da chamada "nova política". Esse comportamento reflete em parcerias e garante respeito na base e na oposição. Brito é o tipo de vereador que entra e sai pela porta da frente em qualquer grupo político.

Passira - O ex-secretário de Infraestrutura, Gilberto Everton (Bebeto), começou a ser ventilado como possível candidato a prefeito em 2024. Até enquete já fizeram com o nome dele. Bebeto entregou o cargo antes da metade da gestão do tio e prefeito Silvestre (PSD), mas saiu por cima e bem avaliado. Ele tem se dedicado ao comércio particular e segue discreto sobre política. Contudo, uma fonte ligada ao campo das oposições revelou que o jovem tem portas abertas, inclusive, para encabeçar uma chapa majoritária.

Feira Nova - O prefeito Danilson Gonzaga (PSD) confirmará, neste domingo, o ex-vereador Joel Gonzaga (PSD) e o vice-prefeito Carlinhos Feitosa (PT) como escolhidos do grupo para tentar a sucessão em 2024. Faltando menos de um ano para o pleito, a disputa eleitoral começou a tomar forma. Pela oposição, o vereador Bruno Chaves (PSB) segue como mais cotado para disputar a cadeira de gestor. Ele só falta anunciar o vice para que o "tabuleiro de xadrez" esteja montado por completo.

Buenos Aires - O ex-deputado estadual Henrique Queiroz (PP) tem intensificado as articulações em torno da pré-candidatura a prefeito. Ungido pelo atual gestor, Fabinho Queiroz (PSD), ele carrega a força do apoio da máquina. Inegável. Porém, numa retrospectiva, as disputas majoritárias dele não foram positivas. Em 2012, perdeu para prefeito de Passira. Em 2020, sendo candidato a vice do então prefeito Aglailson Jr (PSB), outra derrota. 2024 será uma espécie de tudo ou nada.