O médico Histenio Sales e o empresário Dão da Lavandeira foram apresentados como pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeito, respectivamente, de Vertente do Lério, pelo campo das oposições. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Cléber Chaparral (UB) durante entrevista na Rádio Integração FM de Surubim, nesse sábado (23). Os nomes deles eram cotados para formar a chapa majoritária que vai disputar o comando da cidade em 2024, mas faltava "bater o martelo".
Histenio fez parte do grupo governista e aguardava ser o indicado para tentar a sucessão do prefeito Renato Sales (MDB). Como não foi "ungido", em julho deste ano entregou o cargo de médico que ocupava na gestão, anunciou o rompimento e manteve a pré-candidatura a prefeito, contudo, pelo lado adversário. Segundo Histenio, ainda na convenção do prefeito Renato, ele foi previamente anunciado pela primeira-dama Wélita Sales como o nome que tentaria a sucessão em 2024, promessa não cumprida.
Já Dão vai mais uma vez colocar o nome à disposição dos eleitores da "Terra dos Minerais". Em 2020, ele disputou o cargo de prefeito pelo PTB, alcançando 1.921 votos, o que representou 31,63% dos votos válidos, não sendo suficiente para superar os 3.550 votos obtidos por Renato Sales (MDB), que ficou com 58,45% dos votos validados pela Justiça Eleitoral. Na eleição de 2022, Dão estreitou os laços políticos com Chaparral, que conseguiu 1.197 votos no município, sendo o segundo mais votado.