Chegamos ao sábado, dia da Coluna Politicafé. Uma leitura objetiva dos bastidores políticos acompanhada do velho cafezinho. Boa leitura!
Salgadinho – Nas articulações para as eleições municipais do próximo ano, está sendo agendado um encontro entre o deputado estadual Cléber Chaparral (UB) e o pré-candidato a prefeito pelo campo das oposições, Ronaldo Ferreira (AGIR), sob a mediação do médico Fábio Mendonça (Avante), que disputou o cargo de vice-prefeito em 2020. Entre os itens da pauta que está sendo montada, tem a tratativa de buscar celebrar o apoio de Chaparral. O grupo vem dando passos.
Feira Nova – O vereador Bruno Chaves (PSB) intensificou a pré-candidatura a prefeito nos últimos meses e, paralelo às articulações políticas, começou a firmar parcerias para executar ações. A mais recente foi a inauguração do sistema de abastecimento do Sítio Agostinho, contemplando 29 famílias. Nas redes sociais, ao citar nominalmente o apoio de personagens da política local e estadual, ele “confirma” que a disputa pela prefeitura é caminho sem volta.
Limoeiro – Dos atuais 15 vereadores, 11 estão na base de apoio ao prefeito Orlando Jorge (PODE). Analisando o cenário de momento, todos vão tentar a reeleição, o que na linguagem política significa “palanque pesado”. Por isso, a estratégia para montar as chapas proporcionais exigirá muita habilidade e uma boa calculadora. Vale lembrar que, correndo por fora, tem suplentes que se aparecerem nas “cabeças” da apuração não será surpresa.
Bom Jardim – O ex-prefeito Miguel Barbosa (PP) firmou aliança com os vereadores Lenilson do Posto (PSC) e Irmão Bia (PSD), principais nomes da oposição. Ele reforça o grupo acompanhado da esposa e vice-prefeita Vânia (PP), após rompimento com o prefeito Janjão (PL). Inelegível por crime eleitoral, Miguel articula o nome de Vânia para disputar a prefeitura. Por ter rodado por vários grupos políticos da cidade, eles podem até ser opção para o eleitor, mas longe de ser renovação.
Surubim – Mensagens, ligações e conversas ao pé do ouvido não têm faltado nas últimas semanas nos bastidores políticos da Terra da Vaquejada. Em todas as situações, aparece a pergunta que não quer calar: Quem será o escolhido pela prefeita Ana Célia (PSB) para disputar a sucessão? Os nomes dos vereadores Bomba (PSB) e Ivete do Sindicato (PT), além do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), estão no afunilamento.
Glória do Goitá – O “ungido” pela prefeita Adriana Paes (PSD) para disputar a sucessão em 2024 construiu a base política no ciclo da juventude. Com raízes na zona rural, Rodrigo Martins (PSB) ocupou o cargo de Diretor de Juventude, passou pela coordenação do Programa Bolsa Família e presidiu o Conselho Municipal de Juventude. Tentou ser vereador em 2016, mas bateu na trave. Em 2020, emplacou o mandato e assumiu a liderança do governo. Tem total confiança da gestora.