Programa reforça atendimento médico em Limoeiro

Foto | Luís Prates (PML)

Por meio do Programa Mais Médicos, o município de Limoeiro recebeu cinco médicos para reforçar os atendimentos nas comunidades. Os profissionais foram recepcionados na manhã desta segunda (25) pelo prefeito Orlando Jorge e pela secretária de Saúde, Paloma Sonally, no auditório da secretaria. Os profissionais também participaram da primeira reunião de planejamento da execução do programa, que contou com as equipes da Atenção Básica e da Regulação.  

 

Todos os médicos são limoeirenses e vão atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme lotação já divulgada pelo município: Hiago Cabral (UBS Lagoa Azul), Ana Letícia (UBS Santana 1), Hilka Marcela (UBS Congal), Bianca Dantas (UBS São Sebastião) e Igor Daniel (UBS Nossa Senhora de Fátima). Além de ampliar o atendimento à população, o programa objetiva humanização no atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com as comunidades.

 

O Programa Mais Médicos é um iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, retomada em março deste ano, após o presidente Lula (PT) sancionar a lei que instituiu a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, a qual pretende ampliar em 15 mil o número de médicos atuando na atenção básica do Sistema Único de Saúde, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

 

De acordo com informações apuradas pelo repórter Jair Ferreira (TV Limoeiro), haviam sete vagas disponíveis para Limoeiro, contudo, duas não foram preenchidas (vagas desertas), em virtude da ausência de inscrições para as respectivas oportunidades. Com relação a essas vagas em aberto, a Secretaria Municipal de Saúde está verificando junto ao Ministério da Saúde se haverá remanejamento de profissionais para completar os sete novos médicos.