segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Prefeito promove demissão em massa na Paraíba


Prefeito de Triunfo, no Estado da Paraíba, Espedito Filho (PP) assinou decreto que rescindiu diversos contratos temporários, exonerou inúmeros cargos comissionados e retirou gratificações de servidores efetivos. O documento foi assinado na quinta (31) e publicado na sexta (1) no site oficial do governo municipal (clique e confira o decreto naíntegra). Segundo o prefeito, as medidas foram adotadas em decorrência da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

 

De acordo com o decreto, todos os contratos de prestadores de serviço vinculados diretamente ou indiretamente à gestão municipal foram rescindidos, com exceção dos contratos das secretarias de Transporte, Serviços Urbano e Rural e Educação, “pois as mesmas são de extrema utilidade pública, necessitando, inclusive, para o mínimo funcionamento dos serviços básicos do município”. Secretários municipais e cargos equiparados foram os únicos comissionados mantidos.

 

O prefeito também determinou que todas as gratificações não incorporadas aos vencimentos dos servidores efetivos serão retiradas dos seus contracheques e somente concedidas mediante critérios estabelecidos em lei. “Os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração e a necessidade de ajuste administrativo, bem como a redução das despesas com folha de pagamento”, justificou o gestor municipal nos “considerandos” do decreto.

 

Nas redes sociais, a decisão do prefeito divide opiniões, gerando críticas e elogios pelo conteúdo do decreto. Mas conforme apurado pelo Blog do Agreste, como os salários dele, do vice-prefeito e dos secretários serão mantidos na integralidade, há um número maior de comentários negativos por conta da falta do chamado “corte na própria carne”. De acordo com o último Censo Demográfico do IBGE, Triunfo (PB) conta com 9.892 habitantes.