Coluna Política | O movimento que contempla o Bispo


Com a ida do deputado federal Silvio Costa Filho para o comando do Ministério de Portos e Aeroportos, o Bispo Ossesio Silva assume a vaga na bancada pernambucana. Na eleição de 2022, ele tentou a reeleição, mas ficou na primeira suplência. Em meio à polarização da corrida presidencial que marcou o último pleito, o Bispo da Igreja Universal declarou voto em Jair Bolsonaro (PL), defendendo a bandeira da família com voz ativa nas redes sociais.

 

Contudo, nas entrelinhas do destino, foi com um movimento de Lula (PT) que Ossesio voltou ao centro da política nacional. Todo gestor, ao buscar um legislador para assumir uma pasta no Executivo, analisa quem vai ficar com a vaga. Isso é um ato natural, visto que garante dois apoios numa jogada só. Mas como será o comportamento político do Bispo? Pianinho na situação ou estilo bolsonarista na oposição? A cúpula do REPU disse que segue independente. Vamos aguardar. Quem viver, verá.

 

Educação – Em Brasília, recepcionados e conduzidos pelo deputado federal Carlos Veras (PT), os prefeitos Marcelo Gouveia (PODE – Paudalho), Orlando Jorge (PODE – Limoeiro), Danilson Gonzaga (PSD – Feira Nova) e Luiz Aroldo (PT – Águas Belas) visitaram a sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para articular atendimento aos projetos e demandas do setor educacional dos respectivos municípios. Expectativa para que os projetos saiam do papel.

 

Parecer – O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer prévio recomendando à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a aprovação das contas do ex-governador Paulo Câmara (atualmente sem partido, mas no período filiado ao PSB), referente ao exercício financeiro de 2019, primeiro ano da segunda gestão dele. A sessão especial foi presidida pelo conselheiro Ranilson Ramos, tendo como relator do processo o conselheiro Eduardo Porto.

 

Rápidas

Não vem – A visita que o presidente Lula (PT) faria hoje a Pernambuco foi cancelada. O senador Humberto Costa (PT) disse que foi questão de agenda. O petista anunciaria, presencialmente, a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima. Fica para outro dia.

 

Articulações – Ladeado pelo deputado estadual Abimael Santos (PL), o vice-prefeito de Surubim, Professor Edigar (PSDB), esteve reunido com o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira. Começo de articulação para parcerias futuras na Terra da Vaquejada.

 

O povo quer saber - Lula chegará ao recorde de Dilma, com 39 ministérios?