Equipe da ETE Limoeiro cria "vaquinha" para participar de final de Olimpíada


A Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE) de Limoeiro está classificada para a final da 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), na categoria Rede Pública de Ensino, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo. Mas, para que os alunos da ETE possam chegar ao destino, são necessários R$ 8 mil para custeio de passagens aéreas, estadia e alimentação.

 

Sob a orientação da professa de História, Ana Claudia Ferreira, a equipe Blut’z, formada, em 2022, pelos alunos João Victor Pereira da Silva Oliveira, Maria Sanmara Silva de França e Marynara Alburquerque Lins de Souza, todos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do curso técnico de Nutrição e Dietética, criou uma “vaquinha solidária” para contar com o apoio da população e conseguir representar os estudantes da Rede Pública de Ensino do Interior de Pernambuco.  

 

Para isso, o colaborador pode doar qualquer valor através do PIX aclaudiaete@gmail.com ou de depósito bancário para Ana Claudia Ferreira, Agência Bradesco 1784 (Limoeiro), conta-poupança 1002434-0. Além da equipe da ETE Limoeiro, outras oito do Colégio de Aplicação do Recife estão classificadas para final. Os estudantes também estão contando com o apoio e o incentivo de colegas de turma, amigos e familiares. Todos abraçaram a campanha e estão empenhados na arrecadação.

 

De acordo com reportagem da Globo NE, a equipe melhor classificada (Colégio de Aplicação) está com as despesas garantidas pela organização da ONHB. Já o Governo do Estado custeará apenas outras duas. Com isso, cinco equipes do Colégio de Aplicação e a equipe Blut’z da ETE Limoeiro não terão esse custeio do governo estadual, o qual justificou com base na Portaria 1.202 de 7 de março de 2019, citando ainda possibilidades previstas no orçamento atual.

 

Para chegar à final, os alunos passaram por seis etapas, as quais reuniram mais de 33 mil competidores de todo o país. A final será no formato presencial – com expectativa de receber, em Campinas (SP), os 300 melhores estudantes de História do Brasil, entre eles, os três que representam a ETE Limoeiro, juntamente com a professora orientadora. A equipe Blut’z tem menos de um mês para levantar a quantia de R$ 8 mil e representar o Estado, especialmente o Interior, na Olimpíada.