Fenearte traz programação paralela e cerca de 5 mil expositores

 

A vigésima terceira edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) está confirmada para o período entre 5 e 16 de julho. Este ano, a maior feira de artesanato da América Latina contará com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Cerca de 5 mil expositores, entre artesãos nacionais e estrangeiros, vão participar do evento. As informações foram detalhadas, nessa terça (13), pela governadora Raquel Lyra (PSDB) durante coletiva.

 

A Fenearte 2023 tem como tema “Loiceiros de Pernambuco” um resgate histórico às origens da arte do barro, que é um dos símbolos do patrimônio cultural do estado. Nessa edição, são esperados 300 mil visitantes durante todos os dias de evento, que terá ações inéditas. Além do pavilhão do Centro de Convenções, a feira será ampliada para espaços culturais e restaurantes do Recife e Olinda, com atividades acontecendo paralelamente. 

 

Outra ação inédita é um estudo da cadeia produtiva do artesanato, pesquisa e mapeamento que será realizado durante a feira. O estado fará uma análise aprofundada para compreender toda a cadeia produtiva do artesanato – desde a artesã e o artesão, passando pelo seu produto, o território em que vive e produz, e também o mercado. A partir disso, terá informações relevantes para construir estratégias e ações estruturais para o artesanato nos próximos anos.