terça-feira, 21 de março de 2023

Proposta parlamentar busca adequações na cobrança do IPVA


Adequações na legislação que dispõe sobre Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foram solicitadas ao Governo do Estado.  Autor da indicação apresentada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado José Patriota (PSB) disse que a proposta ajudará a população e a arrecadação estadual. Segundo o parlamentar, o atual modelo tem colaborado para que empresas donas de grandes frotas registrem os veículos em outras federações.


"A readequação da legislação evitará que empresas com grandes frotas de veículos deixem de registrá-los em Pernambuco por causa do percentual cobrado atualmente e das condições de parcelamento, o que certamente vai reduzir a evasão de receitas e a inadimplência", afirmou Patriota. Ele acredita que a revisão da legislação do IPVA em Pernambuco pode contribuir para o fortalecimento da economia local e a melhoria das condições financeiras das famílias.


Entre as sugestões estão: implantação de plano de mitigação da inadimplência, redução de alíquotas, ampliação do número de parcelas, mudança do início do período de cobrança para o fim de março, isenção total e automática para veículos de coleção (placas pretas), adoção de valor mínimo do IPVA a partir do ano de fabricação, isenção do IPVA para veículos de acordo com o ano de fabricação e criação de programas de benefícios, prevenção, arrecadação e educação no trânsito.


“Com a adoção das medidas propostas, o Governo de Pernambuco poderá aumentar a sua arrecadação sem majorar o imposto, contribuindo para a redução da evasão de receitas e da inadimplência. A readequação da legislação também pode incentivar empresas com grandes frotas de veículos a registrar seus veículos em Pernambuco, fortalecendo a economia local”, pontuou o deputado. A indicação foi aprovada e segue para análise da governadora Raquel Lyra (PSDB).