quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Coluna Política | Que a independência seja a bandeira


Hoje, os deputados estaduais eleitos e reeleitos tomam posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para os próximos quatro anos. São os chamados “representantes do povo”. Alguns mais experientes, outros marinheiros de primeira viagem. Essa mistura é importante e necessária. Porém, mais importante é ter postura de independência para defender quem mais precisa: o pernambucano. E, infelizmente, nem sempre acontece dessa forma. O histórico comprova.

 

O deputado Álvaro Porto (PSDB), do mesmo partido da governadora Raquel Lyra (PSDB), será aclamado presidente da Casa Joaquim Nabuco. Sem adversário, isso representa acordos políticos. E hoje vão tentar mais. A composição da chapa dele diz tudo. Como disse Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”. Portanto, não começa bem. E isso não significa falta de harmonia. Ela deve existir, não apenas na política, mas em tudo na vida. 

 

Limoeiro – O nome do empresário Gernan Bione tem se tornado comum no meio político. Ligado ao grupo do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), Bione tem sido ventilado como possível pré-candidato a prefeito em 2024. Ele ainda tem se comportado timidamente sobre o assunto, mas uma fonte adiantou ao Blog do Agreste que o comerciante, o deputado e os integrantes do grupo começam a colocar o “bloco na rua” neste carnaval. Gernan vai começar a sentir as ruas.

 

Machados – O ex-vereador e empresário Francisco Marinho (Francisco Fotografias) tem analisado convites para integrar grupos que se organizam para disputar a prefeitura no próximo pleito. Francisco é conhecido pelo alto nível de organização e articulação. Ele fez a diferença na montagem do grupo e da estrutura de campanha que deram a vitória a Argemiro Pimentel (PSB) em 2012, quando poucos acreditavam. Nos bastidores, sempre é peça-chave.

 

Bezerros – A prefeita Lucielle Laurentino (UB) tem pela frente a organização do primeiro carnaval na gestão dela. Um verdadeiro teste de articulação, organização e administração. A “Terra dos Papangus” é uma das rotas mais visitadas do estado no período carnavalesco. Será um desafio para gestora, mas, ao mesmo tempo, uma grande chance de emplacar sua marca no quesito eventos. Dando certo, Lucielle colhe pontos positivos no campo político.

 

Rápidas

Glória do Goitá – Por meio de nota, a Mauricéa Alimentos desmentiu a informação de que a empresa instalaria filial na cidade. O assunto tomou grandes proporções, com centenas de moradores entrando em contato por vaga. Teve telefone de político que não parou de tocar.

 

Lagoa do Carro – O ex-deputado estadual, Josafá Botafogo, confirmou que é pré-candidato a prefeito em 2024. Ele é sobrinho da atual gestora, Judite Botafogo (PSDB), e filho do prefeito do Carpina, Manoel Botafogo (sem partido). A família tomou a político como profissão mesmo.

 

O povo quer saber – A nova formação da Alepe terá a independência tão falada nesses dias de articulação para eleição da mesa?