segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Propositiva e sem nacionalizar campanha, Raquel vence

Foto | Alexandre Aroeira - Folha de Pernambuco

Apostando numa campanha propositiva, Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco com 3.113.415 votos (58,70%), tendo como vice-governadora a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania). A segunda colocada, deputada federal Marília Arraes (SD), alcançou 2.190.264 votos (41,30%). No primeiro discurso como governadora eleita, ela falou em unidade durante a gestão e de parceria com o governo federal para conseguir recursos para os pernambucanos.


No segundo turno, Raquel ficou neutra com relação à disputa para presidente da República entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), enquanto a adversária foi intensa – desde o primeiro turno – no apoio ao presidente eleito. A neutralidade, questionada e criticada por muitos, deu certo, pois a ex-prefeita de Caruaru recebeu apoios e votos das duas alas: lulista e bolsonarista. As excessivas falas de Marília pró-Lula e anti-Bolsonaro “cansaram” os eleitores indecisos.  


O resultado deste domingo (30) mostrou que o peso de Lula nas urnas de Pernambuco não se refletiu na transferência de votos para neta de Arraes. No primeiro turno, o mesmo cenário foi visto com o candidato Danilo Cabral (PSB), que com o apoio declarado de Lula, inclusive com participações em atos e guia eleitoral, amargou apenas a quarta colocação na corrida pela principal cadeira do Palácio do Campo das Princesas. Marília optou por nacionalizar a disputa e o “tiro” foi errado.


Conhecendo – Raquel Lyra é servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado, tem 44 anos e é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Foi eleita deputada estadual por duas vezes e foi secretária estadual da Infância e Juventude. Também foi eleita prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020. A vice Priscila Krause também tem 44 anos e é jornalista de formação.