segunda-feira, 4 de julho de 2022

Barragem de Lagoa do Carro perdeu 21 milhões de m³ de água

Foto | DER - Divulgação

Em decorrência das fortes chuvas de maio e junho, o nível da Barragem de Lagoa do Carro, na Mata Norte, aumentou e cobriu a Ponte do Cumbe, na Rodovia PE-50, no trecho que liga os municípios de Limoeiro e Feira Nova. Na manhã do dia 23 de junho, a via foi interditada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Comportas foram abertas para que a água escoasse, o nível baixasse e a ponte fosse descoberta, o que aconteceu por completo na manhã do dia 28. No dia 30, ela foi liberada para tráfego.


De acordo com levantamento realizado pela reportagem do Blog do Agreste, tendo como fonte o site da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), o reservatório chegou a acumular 118 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 44% da capacidade total, estimada em 270 milhões. Nesta segunda (4), o mapa de Monitoramento de Barragens da APAC mostra que a Barragem de Lagoa do Carro está com 36% da capacidade. Esse percentual equivale a 97,2 milhões de m³ acumulados.


Em duas semanas, foram liberados 21 milhões de metros cúbicos. Essa quantidade daria para encher três vezes a Barragem de Pedra Fina, na zona rural de Bom Jardim, cuja capacidade de acúmulo é de 6 milhões de metros cúbicos. As comportas são abertas, assim como aconteceu em outros períodos chuvosos, para que a PE-50 não fique interditada por muito tempo. O “desperdício” reacende o debate sobre a necessidade da elevação da Ponte do Cumbe, que segue apenas em projetos.