quarta-feira, 11 de maio de 2022

Artistas da Mata Norte embarcam para turnê na Europa

Foto | Hugo Muniz

Após dois anos de expectativas, mestres e músicos ligados à cultura popular da Mata Norte de Pernambuco vão poder realizar o sonho de viajar e se apresentarem na Europa. A iniciativa faz parte da turnê “Show Música Rural” que busca apresentar, no exterior, danças, músicas e curiosidades sobre manifestações de cultura popular de raiz, como o coco de roda, maracatu rural e ciranda. Eles embarcam nesta quarta (11).


Além das apresentações, eles vão promover oficinas, aulas espetáculos e roda de diálogo. A experiência inédita, que deverá durar cerca de 20 dias, com tudo pago, passará por Covilhã e Lisboa, em Portugal. Também estão previstas atividades em Granada e Madri, na Espanha. Destaque para participação no Festival Brasil na Covilhã, promovido pela Universidade da Beira Interior - Faculdade de Ciências da Saúde.


O projeto, formado por cerca de 14 integrantes, têm como protagonistas três importantes mestres da cultura popular da região, considerados revelação musical da nova safra de artistas da zona canavieira. São eles: Mestre Bi (Cirandeiro), da cidade de Nazaré da Mata; Mestre Josivaldo Caboclo (Mestre de Maracatu), de Lagoa do Carro; e Ricco Serafim (Coquista), de Carpina. Será a primeira apresentação deles fora do Brasil.