A dissertação defendida pelo
limoeirense Eliabi Pereira da Silva no Programa de Pós-graduação da Universidade
de Pernambuco (UPE - Campus Mata Norte) foi transformada Projeto de Lei (PL - 3230/2022) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O estudante propõe, no
ambiente escolar, a conscientização sobre a Promoção 3D: Doação de Sangue,
Doação de Órgãos e Tecidos e Doação de Leite Materno (Bancos de Leite).
De autoria do deputado estadual
Henrique Queiroz Filho (PP), a proposta foi protocolada na secretaria
legislativa no dia 29 de março e publicada no Diário Oficial do Estado (DOU) dois
dias depois. Dentro do protocolo da Alepe, o projeto seguirá para avaliação e
votação na Comissão Parlamentar de Educação e Cultura. Caso aprovado pelos
membros, seguirá para votação dos deputados no plenário.
Na UPE, sob a orientação do professor
Dr. Múcio Luiz Banja Fernandes, o estudante ressaltou que a dissertação tem por
finalidade ampliar o debate nas escolas da Rede Estadual de Ensino sobre a
importância da Promoção 3D. Eliabi visa que essa ação “esclareça sobre mitos, medos,
crenças, tabus e negativa familiar nas doações, fomentando na comunidade
escolar a reflexão, a conscientização e a prática da empatia cidadã”.
Entendendo a importância da pesquisa do universitário, o deputado colocou a temática na pauta do gabinete e transformou
em PL. “Promover o assunto de forma integrada entre escola e comunidade favorece
e estimula uma maior reflexão e despertamento de uma consciência mais cidadã da
sociedade e dos seus valores”, comentou Henrique. Pelo teor da utilidade
pública do projeto, o parlamentar está confiante da aprovação.
De acordo com o PL, ficará instituída
a Política de Conscientização e Incentivo à Doação de Sangue, Órgãos e Tecidos
e Leite Materno nas escolas de Ensino Médio da Rede Estadual. A proposta ainda
pontua a promoção da desmistificação sobre o tema; incentivo às doações;
promoção de debates para ampliação do conhecimento; e incentivo à interação
entre escolas e unidades de saúde para troca de informações.
Segundo Queiroz, as escolas públicas
estaduais também poderão oferecer aos alunos, pais, responsáveis e comunidade
geral palestras, oficinas e atividades educativas sobre o processo das doações.
“Quanto a aplicação do Programa 3D, as secretarias estaduais de Educação e de
Saúde definirão, em parceria, os meios necessários para efetividade no ambiente
escolar e social”, comentou o deputado.
Para Henrique, oportunizar acesso à
temática das doações é “investir no incentivo à cidadania, à igualdade e à
justiça social”. Ele afirmou que o projeto se torna justificável porque reforça
o nível de informação dos estudantes sobre os serviços disponíveis que salvam
vidas de amigos, familiares e desconhecidos. “Assim, estamos construindo uma
escola mais igualitária e altruísta, além da formação cidadã”, finalizou.