terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Coluna Política | A preservação que reflete no turismo


Tomado pelo avanço econômico, fruto das inúmeras instalações de indústrias nas últimas duas décadas, principalmente às margens da BR-232, o município de Vitória de Santo Antão também amarga em vários setores o crescimento urbano desordenado. Geração de emprego e pendências de infraestrutura caminham lado a lado. E nesse “taco a taco”, o turismo, ou seja, a fábrica sem chaminé, acabou ficando em segundo plano nas recentes gestões. Não é que não existe. É que quase inexiste diante do tamanho e da importância da cidade.


Para amenizar esse “hiato”, o prefeito Paulo Roberto (MDB) anunciou que o Monte das Tabocas receberá do Instituto Pernambuco Porto um monumento de Antônio Dias Cardoso, mestre das emboscadas do Exército Brasileiro. Ontem, acompanhado do presidente do instituto, Zé Ferino, do diretor cultural, Alfredo Antunes, e do arquiteto paisagista Luiz Vieira, além de secretários, ele visitou o sítio histórico para avaliar o local da instalação do monumento, que virá de Portugal. Paulo prometeu para antes de 03 de agosto, data do aniversário da Batalha das Tabocas.


Limoeiro 1 – Com o Podemos cada vez mais alinhado ao projeto de pré-candidatura a governador de Miguel Coelho (DEM), não resta dúvida de que o grupo do prefeito Orlando Jorge (PODE) seguirá a mesma rota. O gestor disse na Rádio Jornal que o município receberá, em breve, investimentos via CODEVASF, companhia sob o comando dos Coelhos.


Limoeiro 2 – O ex-vice-prefeito Marcelo Motta (Avante) ainda não confirmou se disputará uma vaga de deputado federal na Eleição 2022. Caso lance o nome, proporcionará uma disputa local bem mais efervescente. Sendo bem votado, credencia-se novamente a disputar a prefeitura, porém, caso não, precisará rever estratégias de sobrevivência.


Casinhas – Finalizando o primeiro ano de gestão, a prefeita Juliana de Chaparral (DEM) disse que se dependesse do Governo de PE o município não teria recebido uma pá de areia. Na Rádio Jornal, a gestora também revelou que recebeu uma notificação a impedindo de asfaltar um trecho que é de competência do Estado, mas que até agora o governo não fez.


Rápidas

Passira – Silvestre (PSD) está sendo bombardeado pela falta de médicos no hospital para atender a grande demanda. Resgataram até vídeos de aliados com promessas na campanha de que não faltaria.


Nas redes – Uma conversa com direito a foto nas redes sociais entre o deputado federal André Ferreira (PTC) e o presidente do PTB, Coronel Meira, dá sinais de que os partidos estarão no mesmo palanque em PE.


O povo quer saber – Quem bate o martelo na Frente Popular: Paulo Câmara ou Renata Campos?