segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Coluna Política | Não existe novo, existe divisão do mesmo

Foto | Divulgação

Pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, os prefeitos de Petrolina e Caruaru, Miguel Coelho (DEM) e Raquel Lyra (PSDB), respectivamente, pregam mudanças por onde passam. Gestores jovens e reeleitos, ambos também criticam o formato de gestão do PSB, no comando do Estado há quase 16 anos. Falam do cansaço, do desgaste e das falhas dos socialistas. Alguns políticos e veículos de comunicação acabam os colocando como “renovação”. Mas realmente seria algo novo? Novos podem até ser na idade, mas na política não. 


Primeiro que os dois são ramificações de políticos de carreira: Miguel é filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), com passagem por diversos cargos públicos e eletivos em todas as esferas, e Raquel, apesar de um baita currículo profissional, vem do DNA de João Lyra Neto, não diferente de FBC, inclusive chegando a governar o Estado. O que os dois teriam mais em comum. Eles já foram aliados da Frente Popular. Já estiveram num passado não tão distante no mesmo palanque daqueles que governam PE. As ocasiões que a política proporciona apenas provocaram o afastamento. Portanto, são novas “variantes”.


Colegiado – O médico ortopedista Marcos Heridijanio (PT) disse na Rádio Jornal Limoeiro que sua pré-campanha a deputado federal conta com 50 nomes para um “colegiado”. Daí sairá 24 nomes, escolhidos pela população através de voto virtual, para compor uma “chapa coletiva”. Caso eleito, o médico será o deputado e outros assessores.


João Alfredo – O grupo do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Alfredo integra a base de apoio ao governo do prefeito Zé Martins (PSB). Mas, para as eleições deste ano, os petistas apóiam a pré-candidatura à reeleição do deputado federal Túlio Gadelha (PTB), que liberou emendas para Cidade Feliz. Para estadual, ainda definirão.


Propriedades – O que vem acontecendo com o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) apenas escancara velhas práticas na política. A primeira de que os partidos têm “donos”. E a segunda de que os “currais eleitorais” são invioláveis. Ao expor a pré-candidatura a federal, Clodoaldo passou a ser "persona non grata" na Frente Popular.


Rápidas

Palanque - Cresce a expectativa para formação de um palanque para o presidente Bolsonaro (PL) em PE. Os olhares estão voltados para o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), que segue em silêncio.


Limoeiro - No projeto de futura candidatura de "colegiado" apresentada pelo médico Marcos Heridijanio (PT), o ativista social Fernando Oliveira (Avante) integra na representação do município.  


O povo quer saber - Quem comandará o palanque do presidente Bolsonaro em Pernambuco?