terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Coluna Política | Geraldo Júlio precisa preparar o "escudo"


Mesmo não demonstrando empolgação para disputar o cargo de governador do Estado, ao menos diante dos holofotes, o ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), vem sendo o nome mais cotado para representar a Frente Popular na Eleição 2022. O governador Paulo Câmara (PSB) deverá anunciar oficialmente o nome ainda neste mês de janeiro. Nas últimas semanas, políticos e aliados puxaram um “coro” pedindo Geraldo como Plano A. O socialista segue em silêncio, que pode ser estratégico ou pessoal. Nos bastidores, aliados revelam que o pretendido fica entre a empolgação do grupo e o desgaste de uma campanha. 


Caso aceite, Geraldo Júlio sabe mais do que ninguém que precisará de um “escudo” para amenizar as pancadas, porque proteger totalmente não será possível. A oposição não vai poupar críticas às deficiências dos seus 8 anos no comando da capital. Acertos tiveram, mas falhas também. Já tem muito dossiê sendo organizado. Isso sem falar no desgaste natural de um mesmo partido mandando e desmandando no Estado há quase 16 anos. E, por fim, o maior calo: as investigações da Polícia Federal sobre supostas irregularidades no uso dos recursos enviados para combate à pandemia. Um “prato cheio” para oposição. Entre o poder e a paz, a balança é de Geraldo.


Tracunhaém – Eleito pelo PL, com pouco mais de um ano de gestão, o prefeito Irmão Aluízio ingressou ontem no Partido Social Democrático (PSD). Ele teve a ficha abonada pelo presidente estadual do partido, deputado André de Paula. Além de filiado, o irmão também será o presidente da sigla no município. 


Tenso - O clima entre os presidentes da República, Jair Bolsonaro (PL) e da Anvisa, Barra Torres, segue tenso. A carta enviada pelo chefe da agência cobrando retratação sobre a fala de supostas irregularidades na diretoria foi a gota d'água. Bolsonaro nega acusação de corrupção, mas reafirma "que tem algo acontecendo". E nada soma para o bem coletivo.


PE - O senador Humberto Costa (PT) disse cara a cara ao governador Paulo Câmara (PSB) que a pré-candidatura dele a governador segue de pé, inclusive, com o aval do ex-presidente Lula (PT). Humberto quer abrir o debate com os partidos da Frente Popular. Essa vontade petista pode desencandear mais um entre "tapas e beijos".


Rápidas

Águas Belas - O deputado federal Sílvio Costa Filho (REPU) terá palanque no município. O vereador Erinaldo Tenório (PC do B) visitou o parlamentar e reafirmou a parceria para 22.


Parceria - Prefeito de Aliança, Xisto Freitas (PSD) iniciou um debate sobre ações locais, com reflexo na Mata Norte, através do Banco do Nordeste. Ontem, Xisto recebeu o superintendente do BNB em PE, Pedro Ermírio. 


O povo quer saber - A Frente Popular terá um candidato a governador surpresa ou velho conhecido da política?