Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Coluna Política | Antes tarde do que nunca


Perto de completar quase dois anos de pandemia do novo coronavírus, o que segue refletindo numa crise financeira que deixou milhões de desempregados e milhares de estabelecimentos fechados, aumentou a fome e a pobreza e escancarou ainda mais a desigualdade social, o Governo de Pernambuco decidiu aumentar, em pelo menos 20%, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2022, acompanhando a valorização de mercado dos veículos usados – mesmo que estando mais velhos. Pode ser legal, mas diante do atual cenário é desleal.

 

E como não poderia ser diferente, a repercussão tem sido muito negativa contra o governador Paulo Câmara (PSB). Ainda mais porque Minas Gerais congelou o valor do IPVA, ou seja, os pernambucanos esperavam mecanismos de ajuda e receberam imposto mais caro. Para tentar amenizar o impacto negativo, o deputado estadual Aglailson Victor, que é do mesmo partido do governador, disse que apresentará uma indicação para que o IPVA de Pernambuco seja congelado. O socialista disse que buscará o apoio de outros parlamentares para conversar com Câmara.

 

Victor, que ocupa a primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), sabedor que a decisão de aumentar o valor do imposto é um péssimo “cabo eleitoral” por consequência para o grupo que ele integra e defende, buscou amenizar contra o governador ao dizer que “esse não é um momento de procurar culpados, mas sim de buscar uma solução”. Ele completou afirmando que existe: “Congelar o IPVA 2022”. Agora é aguardar a reação do governador: Paulo Câmara volta atrás e congela ou mantém o aumento? É aguardar!

 

Liderança – Mesmo não sendo a líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada estadual Priscila Krause (DEM) cumpre o seu papel de forma notável. Suas fiscalizações e denúncias são baseadas exclusivamente em dados oficiais. Toda postagem da parlamentar gera repercussão e balança a estrutura do governo.

 

Machados 1 – Ao anunciar a liberação do Ginásio de Esportes Alfredo Neto após quase 6 meses de reforma, o prefeito Juarez da Banana (PSB) alfinetou as gestões anteriores. Segundo ele, todos que passaram pela cadeira de prefeito antes dele não reformaram. A declaração também reflete na gestão em que ele esteve como vice-prefeito por 8 anos.

 

Machados 2 – Após a polêmica fala dita num vídeo postado na página da prefeitura, o ex-prefeito Cido Plácido (PL) disse que, em 2012, antes de sair, deixou todos os prédios públicos em perfeito estado e postou uma foto da quadra. Depois, disparou: “Agora o prefeito faz uma maquiagem, nada construiu, enganou o povo, mas não engana mais”.


Rápidas

Carpina – O suplente de vereador Cícero de Aparecida (Cidadania) ingressou no grupo político do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM). O democrata tentará a reeleição.


Jaboatão – A declaração de Bolsonaro (PL) na TV Nova sobre o prefeito Anderson Ferreira (PL) ser um bom nome para disputar o governo do Estado poderá abrir novos debates em PE.


O povo quer saber – Anderson agradece ao presidente e segue com projeto paralelo ou abraça o apoio e encabeça uma chapa?