terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Prefeitura de Limoeiro suspende festas de fim de ano, profanas e carnavalescas

Foto | Edvaldo Carvalho Filho

A Prefeitura de Limoeiro suspendeu, por meio de decreto municipal, todas as festas de fim de ano, as profanas e as carnavalescas. Além disso, também está suspenso qualquer evento público que gere aglomeração de pessoas. A medida vale de 28 de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022. Há cinco dias, o prefeito Orlando Jorge (PODE) havia prorrogado, também por decreto, o estado de calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus por mais três meses, e o novo decreto acaba sendo uma ementa ao anterior.


Ao estabelecer a suspensão das festas públicas, a Prefeitura de Limoeiro considerou a “necessidade de manutenção das medidas sanitárias e administrativas voltadas ao enfrentamento da pandemia”. Também alertou que, “nas últimas semanas, o Estado de Pernambuco voltou a registrar aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), tanto por Covid-19 como por Influenza H3N2”. A gestão afirmou que seguirá com as medidas sanitárias de enfrentamento ao vírus, cumprindo as determinações dos órgãos de controle e fiscalização.


Os eventos realizados em locais privados continuam autorizados, tendo em vista prevalecer a autorização do Governo do Estado, que apesar de também ter prorrogado o estado de calamidade em Pernambuco pelo mesmo período, não revogou a autorização para os eventos chamados de “particulares”. Ao decidir suspender o Carnaval, Limoeiro segue a decisão de outros municípios da região, a exemplo de Carpina e João Alfredo. Ainda com relação ao período de momo, o Governo do Estado não tomou nenhuma decisão oficial.