sábado, 9 de outubro de 2021

Machados | Lei ampara mulheres vítimas de violência doméstica


No município de Machados, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Elis Cunha (PSB), aprovado na Câmara Municipal e que objetiva amparar mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítima de violência doméstica e familiar como prioridade no cadastro de programas habitacionais, benefícios eventuais e programas executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, foi sancionado pelo prefeito Juarez (PSB). O documento também estabelece critérios para a concessão do benefício através de análises técnicas da SEMAS.


De acordo com a lei, a mulher vítima de violência doméstica e familiar e as mulheres responsáveis financeiramente pela unidade familiar terão prioridade na contratação de financiamentos habitacionais e em todos os programas sociais aplicados e conveniados no município. Além disso, esse público deverá ter os dados mantidos em sigilo (anonimizados) quando da relação de beneficiários dos programas. A lei ainda estabelece que para concessão da prioridade, a situação de violência doméstica deverá ser comprovada através de documentação oficial.


Alguns documentos são: Tramitação de inquérito policial instaurado de medida protetiva aplicada ou de ação penal; Relatório ou parecer técnico de componentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); Acompanhamento ou participação no grupo de mulheres ministrado pela Coordenação Municipal da Mulher. A proposta da vereadora Elis Cunha é pioneira no Agreste Setentrional.