Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2021

PE-88 | Publicada licitação para projeto de retomada da obra


Três dias depois de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Orobó, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, lançou no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (4) a abertura de processo licitatório para contratação de empresa especializada para elaboração de projeto executivo de engenharia para restauração e implantação de rodovias no Interior do Estado, entre elas, a PE-88. A obra foi paralisada há aproximadamente dez anos.


Neste intervalo, diversos acidentes e protestos marcaram o trecho que liga a Encruzilhada ao Estado da Paraíba, passando pelos municípios de Bom Jardim e Orobó. Uma ação civil pública chegou a ser apresentada em 2012 pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para finalização dos serviços – o que não ocorreu. Em 2020, a ação resultou numa sentença que obriga a retomada da obra de recuperação da PE-88, assim como penalidades de pagamento de multa em caso de descumprimento da decisão judicial.


“Vitória do povo através da Justiça, da união do Poder Legislativo de Orobó e Machados e da Sociedade Civil Organizada”, comemorou o vereador Paulo Brito (MDB), responsável pela convocação e articulação da audiência pública, ao verificar a abertura do processo licitatório para o projeto de retomada da obra. O debate do dia primeiro de setembro contou com a participação do promotor de Justiça Tiago Meira, do gerente regional do DER, Fernando Falcão, e de políticos e lideranças dos municípios de Orobó e Machados.


“Finalmente tivemos uma notícia animadora com a publicação do processo licitatório no Diário Oficial do Estado desse último sábado, com previsão para 15 de outubro de 2021. O momento é de aguardar a tramitação do processo e torcer que realmente as obras sejam executadas, até porque já temos o exemplo da PE-86 que foi licitada e não foi concluída”, pontuou Brito. “Mas já temos o trabalho imparcial do Ministério Público que já instaurou procedimento de acompanhamento para fiscalizar a retomada das obras das PEs 86 e 88”, completou o vereador.