sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Orobó | Paulo Brito propõe projeto de lei para causa animal


No município de Orobó, o vereador Paulo Brito (MDB) apresentou, por meio de requerimento, solicitação para que a prefeitura apresente um projeto de lei que trate da proteção e defesa dos animais domésticos, em especial, cães e gatos. O parlamentar também pede que o projeto contemple os animais de rua espalhados pela cidade e zona rural. Brito também reivindicou a criação de um conselho municipal que trate das mesas causas para um trabalho integrado entre poder público e população.


Ao formalizar o pedido, o vereador citou recentes ataques animal contra duas mulheres, sendo um no Bairro Mariápolis e outro no Bairro Caraúbas.  As duas vítimas deram entrada no Hospital Severino Távora, em Orobó, mas precisaram de transferência para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Uma delas recebeu 15 pontos na perna por conta da gravidade do ataque animal. “Isso poderia levar à morte”, alertou Paulo Brito na justificativa do requerimento, que foi protocolado na secretaria da Câmara de Vereadores.


Brito também citou que existem relatos de que na Praça da Matriz, geralmente no período da tarde, as pessoas que vão caminhar estão com medo de novos ataques de animais soltos, inclusive, a frequência de homens e mulheres caminhando pelo local diminuiu. Outra questão abordada pelo vereador é com relação aos cães mais bravos, que saem para passear com seus donos e, mesmo com coleira, são fortes e podem atacar a qualquer momento, principalmente, crianças. Na proposição, ele ainda sugere uma parceria com a ONG Ação de Amor.


“Sabemos que a ONG vem fazendo um trabalho brilhante com cães e gatos e conta com um veterinário voluntário, porém, não tem espaço físico adequado e condições financeiras para ampliar os trabalhos, sendo interessante o Poder Executivo propor uma parceria para dar maior atenção para um tema importante. Sabemos que muitos praticam maus tratos e abandonam os animais nas ruas, e isso na prática é crime”, comentou Paulo, ao reforçar a necessidade de uma lei para que haja maior efetividade nas ações. Ele também pediu prioridade para a pauta.