Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Brasil | Sancionado projeto que reduz conta de luz para famílias de baixa renda


O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei 1106/2020 do deputado federal André Ferreira (PSC-PE), que torna automática a inscrição das famílias carentes no programa de Tarifa Social da Conta de Energia. A medida reduz em até 65% as contas de luz e beneficia mais de 12 milhões de famílias em todo o País. A proposta havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em abril do ano passado e, no Senado, em junho. O deputado comemorou o fato de o projeto entrar em vigor em um tempo recorde de tramitação.


A proposta reduz a burocracia de acesso a um direito que grande parcela da população tem. André lembra que então era preciso que as pessoas solicitassem a inclusão dos seus nomes às operadoras de energia, um processo burocrático que fazia com que muitas famílias não utilizem o benefício por desconhecimento do direito. Ao defender a proposta, lembrou que era extremamente importante que o benefício chegasse aos lares dos brasileiros de baixa renda, principalmente em momentos de crise, como a que o Brasil vem passando por causa da pandemia.


O projeto beneficia com descontos que variam de 10% a 65% famílias que consomem até 220 kw/h. Três grupos têm direito ao benefício: os inscritos no Cadastro Único do Ministério da Cidadania com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; os que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC); e as famílias do CadÚnico com renda familiar mensal de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia em que o tratamento ou procedimento médico exija o uso continuado de equipamentos que funcionam com energia elétrica.


O deputado dá como exemplo uma conta de luz de R$ 100. Quando é aplicado o desconto do benefício, ela fica em R$ 35. “Estou muito feliz por esse projeto entrar em vigor. Estamos num momento difícil no País, inclusive com crise de abastecimento que prejudica o fornecimento de energia. Essa proposta surgiu de uma necessidade real de ajudar as famílias mais necessitadas a atravessar esse período difícil em que estamos vivendo, com a economia muito prejudica pela pandemia do coronavírus”, afirmou o deputado.