Coluna Política | Que o patriotismo não seja apenas em tempos de Olimpíadas


Foi muito comum ver postagens de políticos enaltecendo as conquistas dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio. Bastava um pódio para “chover” mensagens nas redes sociais com palavras de reconhecimento e gratidão. Foram 21 medalhas. O maior número recebido em uma única edição. Desse total, 7 ouros. O mesmo quantitativo alcançado no Rio em 2016. Aqueles atletas que não conseguiram também foram lembrados pela garra em representar uma nação. Inegável a emoção vivida em cada disputa. Lágrimas e sorrisos estiveram lado a lado nas conquistas e derrotas.


Mas, qual o motivo da citação política no início do texto? É para lembrar que o patriotismo não adormeça. Não fique apenas em tempos de Olimpíadas. Que as palavras postadas sejam transformadas em ações concretas e que os atletas recebam o apoio necessário para uma preparação à altura da competição. E através de políticas públicas de incentivo e patrocínio ao esporte é possível. E, diga-se de passagem, tem muito dinheiro. Tem bilhões para o fundo eleitoral, porque não tem para preparar atletas como eles merecem?


Na estrada – O ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, acompanhado do deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) e do presidente estadual do PTB, Coronel Luiz Meira, cumpriu agenda, nesse sábado (7), nos municípios de Petrolândia, Tacaratu, Floresta e Itacuruba. As visitas foram para conhecer de perto a realidade para que investimentos do Governo Federal possam ser direcionados ao segmento turístico daquela região. O aval da agenda teria sido dado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em ano pré-eleitoral, o clima de campanha não faltou.


Ampliando – De olho nas Eleições de 2022, o deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, não cessa as articulações políticas para ampliar o peso do partido em Pernambuco. Após acertar a chegada do deputado estadual Henrique Queiroz Filho ao progressista, ele tentará filiar mais três nomes da Alepe. Uma fonte adiantou ao blog que dois são da oposição. Nos bastidores, a meta do PP é eleger 15 deputados estaduais. Atualmente com 11, a sigla detém a segunda maior bancada (atrás do PSB) e comanda a presidência com Eriberto Medeiros.


Surubim – Ao lado do ex-prefeito Flávio Nóbrega (REPU), o pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral (PSD) utilizou as redes sociais e, através de vídeo, disse que a cidade perdeu mais de R$ 900 mil de uma emenda especial indicada pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB). Chaparral afirmou que o recurso poderia ser utilizado para calçamento, por exemplo. Revelou ainda que a prefeitura não fez o cadastramento da emenda (dentro do prazo) e disparou contra a gestão de Ana Célia (PSB): “incompetência e falta de compromisso”.


Rápidas

Viagem – O prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (MDB), tem agenda em Brasília (DF) nesta semana. Além de correr atrás de recursos para cidade sertaneja, terá encontros políticos para debater e articular 22.


No grupo – Em Machados, o suplente de vereador Dennys de Mané do Rádio (MDB) passou a fazer parte do grupo do prefeito Juarez da Banana (PSB). Dennys foi candidato no palanque da oposição e chega para reforçar o grupo para 22.


O povo quer saber – Quem será o candidato a governador ou a governadora de Bolsonaro em Pernambuco?