Coluna Política | Marília Arraes deixa acontecer naturalmente


Com os sinais de que o PT poderá ter candidatura própria ao Governo de Pernambuco em 2022, a deputada federal Marília Arraes (PT) segue fazendo o seu papel de pré-candidata: circulando as regiões, conversando com lideranças e ouvindo populares. A petista segue enaltecendo o ex-presidente Lula, principal liderança nacional do partido, mostrando que tem condições de disputar o pleito, mas deixando projeto político acontecer naturalmente. A frustração de ter a candidatura rifada quando liderava as pesquisas no último pleito ensinou bastante.


E como o mundo dá voltas, agora, até o senador Humberto Costa (PT), principal defensor da aliança com o PSB em 2018, enfraquecendo o projeto de Marília naquele momento e dividindo o partido, hoje fala até em disputar a cadeira de governador. Se o PSB não abraçar o plano nacional do PT, que é eleger Lula presidente, o partido da estrela deverá lançar nome próprio para disputa estadual. Caso isso aconteça, a neta de Arraes, liderando as pesquisas, naturalmente, deve ser o nome da vez, se é que existe natural na política.


Detalhe sublinhado por fonte petista é o fato de o PSB vir comandando o Estado e o Recife (capital) há vários anos, deixando o PT, nas campanhas e nos governos, como simples coadjuvante. A última palavra não é bem digerida por membros do partido, mas assim tem sido e não é mistério pra ninguém. A hegemonia do PT faz tempo que enfraqueceu em PE. Uma prova pode ser conferida ao olhar para as bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Tudo isso é estranho? Aos olhos do eleitor pode até ser, mas no bastidor político, nada é improvável, quanto mais estranho.

 

Filiação – Ao mesmo tempo em que trabalha seu nome para uma possível indicação para disputa da vaga de senador pela Frente Popular, o deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Sílvio Costa Filho, fortalece a legenda no Estado. No último sábado, ele abonou a ficha de filiação do ex-prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos, que estava no PTB. O deputado estadual e irmão de Sílvio, João Paulo Costa (Avante), também participou do ato. Costa Filho anunciará, ao longo do segundo semestre, um conjunto de novas filiações ao partido.

 

Dobradinha – O deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, fará dobradinha com o deputado estadual Antônio Moraes (PP) em São Vicente Férrer e Macaparana em 2022. Eles concorrerão à reeleição. Recentemente, os parlamentares estiveram com os prefeitos Marcone (PP) e Paquinha (PP), respectivamente, na entrega de ônibus e retroescavadeiras nos dois municípios, reforçando a parceria política. Também na Mata Norte, Da Fonte segue alinhado com o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP).

 

Luto – Vereador por três mandatos no município de Glória do Goitá, o comerciante Manoel João Firmino faleceu, ontem, aos 62 anos. Ele também era servidor público municipal aposentado e presidiu a Câmara de Vereadores no biênio 2009-2010. No Poder Legislativo, Manoel foi tido como representante do Distrito de Apoti. Através de comunicado oficial, a prefeita Adriana Paes (PSD) manifestou pesar e decretou luto oficial por três dias em Glória do Goitá. Ainda na nota, Adriana citou qualidades como respeito, honestidade e vontade de servir.

 

Rápidas

Entregas – Em São José da Coroa Grande, o prefeito Pel Lages (Cidadania) recebeu os deputados estadual Eriberto Medeiros (PP) e federal Daniel Coelho (Cidadania) para uma série de inaugurações nesse domingo.  Os parlamentares serão votados pelo grupo do gestor em 22.

 

Economia – O prefeito de Pombos, Dr. Marcos (PSB), está apostando numa parceria com o Sebrae e Associação Comercial para fortalecer o comércio local no pós-pandemia. As entidades buscam acelerar as atividades econômicas com estratégias coletivas. O pessoal tá otimista.

 

O povo quer saber – Com as recentes pesquisas, o PT vai encarar uma candidatura própria ao Governo do Estado?