terça-feira, 3 de agosto de 2021

Coluna Política | Joaquim Francisco silencia


As muitas mensagens enviadas à família e as inúmeras homenagens prestadas comprovam o quanto Joaquim Francisco somou ao longo da vida. O ex-governador de Pernambuco faleceu, ontem, aos 73 anos. Aliados e opositores são unânimes em avaliar o perfil que sempre manteve enquanto homem público. Como disse a deputada estadual Priscila Krause (DEM): “Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Referência nacional de administração pública séria e eficaz”.


Joaquim também foi prefeito do Recife por dois mandatos, deputado federal três vezes e ministro do Interior. Paralelo ao histórico político, fez brilhante carreira jurídica – chegando ao cargo de Procurador do Estado. Enquanto legado, interpreto que deixa como destaque a importante Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), onde atuou como presidente da Comissão Especial que discutiu e aprovou. O político também teve falhas, não há perfeição entre os homens, mas conseguiu emplacar um exemplo de zelo e compromisso por onde passou. Descanse em paz!


Grupo – A ex-vice-prefeita de Cumaru, Nadjane Peixoto (Cidadania), não vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na Eleição de 22. Em entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro, ele anunciou que apoia a pré-candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD). Ela também citou nomes de lideranças políticas locais que estarão no palanque. Para federal, Nadjane disse que ainda não há definição. Atualmente, ela lidera uma via de oposição e preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cumaru.

 

Alepe – Após participar do lançamento do Plano Retomada, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), afirmou que a Casa Legislativa vai contribuir para que os anúncios sejam colocados em prática. Os projetos de lei que instituem o plano foram assinados pelo governador Paulo Câmara (PSB) e remetidos à Alepe para votação. Acredito que passarão com tranquilidade. Serão investidos R$ 5 bi em infraestrutura, concessão de crédito e desburocratização do sistema tributário. A promessa é de gerar mais de 130 mil postos de trabalho.

 

Recursos – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) recebeu, ontem, em seu gabinete, em Brasília, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), para renovar a parceria política entre os emedebistas. De “quebra”, FBC anunciou a indicação de emenda no valor de R$ 1 milhão para investimentos na saúde da “Capital do Jeans”. Edilson disse que a visita também foi para agradecer as indicações de emendas do senador direcionadas para Toritama nos últimos anos. O prefeito segue “garimpando” mais recursos durante agenda no DF.


Rápidas

Atuante – Prefeito eleito de Pesqueira (aguardando decisão judicial), o cacique Marquinhos (Republicanos), que ocupa a secretaria de Governo, está visitando gabinetes em Brasília para conquistar recursos federais. Ele cumpre o papel de “prefeito em exercício”.


Recife – Após enxurrada de reclamações, o prefeito João Campos (PSB), justificou que, por causa da alta procura por agendamento, o Conecta Recife apresentou sobrecarga. O aplicativo é utilizado para agendar a vacinação contra a Covid. Os técnicos estão trabalhando para resolver.


O povo quer saber – Chaparral (PSD) será o mais votado do Agreste Setentrional na disputa por cadeira na Alepe?