Coluna Política | Em Carpina, denúncia não vira “laranjada”


A nossa primeira notícia hoje é da cidade de Carpina, na Mata Norte do Estado. A juíza eleitoral Mariana Viera se manifestou sobre o processo que pedia a cassação dos vereadores Kakai (Republicanos), Júnior de Salette (PSL), Cassia do Moinho (DEM), Xandinho (Republicanos) e Marcelo Ferreiro (PSL). Eles estavam sendo acusados de fazerem parte de chapas proporcionais com candidaturas fictícias, as chamadas “candidaturas laranjas”. A magistrada entendeu que as provas anexadas e os argumentos apresentados foram inválidos e, por isso, extinguiu o processo.


A representação havia sido feita pelos suplentes Maria da Paz, Neco da Kombi, Irmão Roberto e Miranda. Com a decisão, os cinco vereadores que haviam sido representados ficam livres do processo e segue normalmente a legislatura até dezembro de 2024. A decisão da juíza eleitoral de Carpina está disponível para acesso público no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Nas esquinas da Cidade Planalto, o assunto era bastante debatido, inclusive, gerando até “bolsa de apostas”. Quem apostou na cassação perdeu real.

 

Apoio – Ampliando as bases políticas para 2022, o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) anunciou parceria política com o ex-prefeito de Condado, Edberto Quental. O encontrou também contou com a participação do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), que vem sendo um dos principais articuladores do irmão. Quental dará apoio ao parlamentar na próxima eleição, quando Gustavo tentará renovar seu mandato para Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

 

Embarque – Vereador pelo município de Orobó, Paulo Brito (MDB), seguiu para participar da XX Marcha dos Vereadores do Brasil, em Brasília. O evento é uma promoção da União dos Vereadores do Brasil (UVB). O parlamentar ocupa cadeira na diretoria da representação da UVB em Pernambuco. Aproveitando a estada no Distrito Federal, ele adiantou que também cumprirá agenda na Câmara dos Deputados e Senado Federal para tentar emendas para Orobó.

 

Contrário – O deputado estadual Joel da Harpa (PP) repudiou a decisão do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), de afastar o chefe do Comando de Policiamento do Interior-7, coronel Aleksander Lacerda, por ato de indisciplina. O militar paulista utilizou as redes sociais para mensagens de convocação para manifestação bolsonarista no próximo 7 de Setembro. “Ora, cadê a liberdade de expressão? Não importa se o ato é de Direita ou Esquerda qualquer um é livre para defender suas ideias”, disparou Joel.

 

Rápidas

Reforço – O prefeito de Santa Maria do Cambucá, Nelson (PSB), somou mais um apoio em sua bancada de sustentação na Câmara Municipal. O vereador Valtinho de Raminho (PCdoB) deixou o grupo de oposição. Com a adesão, dos nove vereadores, o socialista passa a contar com seis na base de situação.


Melhoras – Vereador pelo município de Limoeiro, Inácio Filho (Avante) segue em recuperação domiciliar. Ele está na fase do pós-operatório. No último fim de semana, Inácio retirou uma hérnia umbilical. O quadro apresenta considerável recuperação. O parlamentar segue afastado das funções do Legislativo.

 

O povo quer saber – Qual será a decisão do TRE-PE sobre o processo que pede a cassação do vereador limoeirense Jaciel do Parque (PDT)?