Coluna Política | Agradar ou desagradar o presidente?


Sem dar a mínima para o veto à PEC do Voto Impresso na Comissão Especial (23 votos contrários e 11 favoráveis) e levar a proposta ao plenário, o presidente Artur Lira (PP) “incendiou” os bastidores na Câmara dos Deputados. Parte da bancada classifica como desgaste desnecessário, pois terão que escolher entre desagradar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), principal fiador do voto impresso, ou seus partidos – já que muitos estão na base de apoio. Preocupação com a reação popular neste momento é o mínimo.


A maioria dos presidentes dos grandes partidos já sinalizou abertamente que é contrária à PEC, sendo assim, já começa a cobrar de Lira proteção para o “bombardeio” que deverá acontecer por parte do movimento bolsonarista contra a Câmara dos Deputados, caso a matéria seja reprovada. O presidente do Legislativo ficou entre a “cruz e a espada”. Recentemente, Ciro Nogueira (PP), presidente do partido de Artur Lira, assumiu o Ministério da Casa Civil, um dos mais importantes, fortalecendo ainda mais o apoio ao Governo Federal.


De olho – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está atento para evitar o nepotismo na Câmara de Vereadores de Frei Miguelinho. A Promotoria de Justiça recomendou ao presidente da Câmara, Dr. Neto (Podemos), que se abstenha de nomear para cargos públicos comissionados pessoas que sejam cônjuge, companheiro ou tenham parentesco até terceiro grau com os vereadores. O documento também recomenda que o presidente do Legislativo exonere imediatamente ocupantes destes cargos que se incluam no grau parentesco irregular.


Educação – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) abriu a semana com pauta voltada à Educação. Recebeu a comitiva do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), composta por Rosendo França (pelo pró-reitor), Janderson Santos (diretor do IFPE Jaboatão) e Daniel Assunção (diretor do IFPE Cabo) e, em seguida, sentou com Marcelo Carneiro Leão, reitor Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nos dois encontros, solicitação de recursos para o custeio das instituições e mais investimentos. FBC segue para Brasília com a lista para tentar viabilizar.


Candidatura – O ex-vereador por Limoeiro, Isaac Manaces, o popular “Isaac do Ônibus” (PT), confirmou ao blog que disputará uma vaga de deputado federal na Eleição de 2022, cargo que já tentou em 2006 pelo PSB, chegando aos 8.362 votos. Sobre partido, disse que ainda não definiu, mas adiantou que poderá migrar para o Partido Cristão (PC). Isaac disputou uma vaga de vereador em 2020, obtendo 156 votos. Ele viu sua popularidade crescer no começo dos anos 2000, quando implantou o transporte escolar gratuito na cidade, o que rendeu a maior votação para vereador em 2004.


Rápidas

Homenagens – Diversos políticos utilizam as redes sociais desde as primeiras horas do dia para parabenizar e homenagear, em memória, o ex-governador Eduardo Campos, falecido numa queda de avião em 2014. Hoje, o socialista completaria 56 anos.


Mais um – Marcinho do Pastel (PCdoB) foi o décimo primeiro vereador da cidade do Carpina a declarar apoio político ao grupo dos Gouveias. Com isso, ele estará no palanque do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), que tentará a reeleição em 22.


O povo quer saber  Caso a PEC do Voto Impresso seja reprovada, Bolsonaro seguirá batendo na mesma tecla?