quarta-feira, 28 de julho de 2021

Coluna Política | Raquel Lyra mantém discrição sobre 22


A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), recebeu nesta quarta (28) o senador Fernando Bezerra Coelho (DMB), o deputado federal Fernando Filho (DEM), o deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB). A visita fez parte da agenda da família Bezerra Coelho dentro de um processo de busca pela unidade das vias de oposição de Pernambuco. Raquel e Miguel governam cidades importantes e estratégicas do Interior e são peças importantes no debate.

 

Reeleitos com expressivas votações, eles são colocados como possíveis candidatos ao Governo do Estado em 22. Em Caruaru, o encontro foi bem mais discreto do que em outros municípios já visitados pela comitiva familiar. Assim também tem sido o perfil de Raquel quando o assunto é futura candidatura ao Governo de Pernambuco. Prova maior está nas redes sociais dela. Ao registrar a visita de pai e filhos à sede da prefeitura, a caruaruense postou um texto com foco em gestão pública.

 

A prefeita da “Capital do Forró” falou da necessidade de somar esforços para superar os desafios da pandemia e citou troca de experiências e medidas adotadas nas duas cidades. Deixando um leve toque nas entrelinhas, pediu união para superar a crise e construir um futuro melhor para o povo. Já Miguel, como tem sido em todos os encontros, não poupa críticas ao PSB, que está no comando do Estado há quase 16 anos, e reforça a necessidade de unir as oposições para vencer a disputa no próximo ano. Seria uma estratégia de Raquel? O tempo responderá.

 

Inclusão – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) solicitou ao Governo Federal a inclusão dos Guardas Municipais no Habite Seguro, programa que deverá ser lançado nos próximos dias, e que contempla profissionais da segurança pública com condições diferenciadas de crédito na hora de compra a casa própria. Da Fonte disse que inclusão da categoria faz justiça ao trabalho que exercem na segurança diária dos municípios brasileiros. O deputado disser ser imprescindível que eles tenham os mesmos direitos dos outros profissionais que atuam neste setor.

 

Alinhado – Ao receber a comitiva familiar do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), fez questão de contar com as presenças do deputado federal André de Paula (PSD) e do deputado estadual Joaquim Lira (PSD). Quando a comitiva partiu, André e Joaquim seguiram em reunião com o gestor municipal e secretários. Paulo Roberto segue alinhado com os dois parlamentares e, caso De Paula não siga para disputa do Senado, a dobradinha para 22 está montada.

 

Descaso – O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), utilizou as redes sociais para relatar o descaso que observou nas delegacias e batalhões do Interior do Estado durante visitas institucionais. Medeiros falou do acúmulo de carros e motos no entorno dos prédios, o que gera diversos danos à saúde da população. Também sugeriu ações para o esvaziamento dos pátios: descartar, leiloar ou doar para órgãos, e alertou para o desperdício de recursos públicos.

 

Rápidas

Carpina – O assassinato do vereador Nicó do Cimento completou três anos nessa quarta (27). O crime segue sem esclarecimento. O parlamentar, que estava no primeiro mandato, foi atingido por dois tiros na frente da associação que presidia no Bairro Santo Antônio.

 

Apoio – Ampliando bases políticas para 22, o deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE) também está representado em Bonito. Por lá, ele tem o apoio confirmado do vereador Marcelo do Rodeadouro (PODE). Nos próximos dias, Teobaldo deve sinalizar ações para o município.

 

O povo quer saber – Com Ciro Nogueira ministro, o PP em Pernambuco dará palanque ao presidente Bolsonaro?